Serviços públicos têm novo portal de serviços digitais

O ePortugal é o novo portal de serviços públicos que reúne a oferta anteriormente distribuída pelos portais do Cidadão e da Empresa.

O novo portal de serviços digitais da Administração Pública – ePortugal – foi apresentado esta quinta-feira pela ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, e pelo secretário de Estado Adjunto e da Modernização Administrativa, Luís Goes Pinheiros.

Este novo portal, que surge no âmbito da Estratégia para a Transformação Digital na Administração Pública, e, segundo o Governo, o ePortugal pode ser utilizado através do computador, telefone ou tablet. A informação disponibilizada abrange mais de 1200 serviços públicos para cidadãos e 1.300 para empresas.

Através do mesmo é possível aceder a serviços que dispensam deslocações a lojas ou pontos de atendimento.

Na prática, o novo portal agrega serviços que estavam distribuídos pelo Portal do Cidadão e pelo Portal das Empresas, que são deste modo substituídos por este portal de serviços da Administração Pública. 

O portal visa centralizar acessos a serviços e a informações para cidadãos e empresas, através de uma linguagem simples e clara, como explica comunicado do Governo. É também possível ajustar o portal às preferências e necessidades dos utilizadores. 

Apresenta ainda novas funcionalidades que agilizam a resposta ao utilizador, assistente virtual de apoio à navegação, o Sigma, que recorre a inteligência artificial, e o “Click to Call”, que possibilita, a qualquer momento, solicitar o contacto via e-mail ou telefone.

O ePortugal vai ainda permitir ao utilizador pedir online a sua senha para atendimento numa Loja de Cidadão e consultar, na sua área reservada, várias informações relativas à sua relação com os serviços da Administração Pública, acrescenta o comunicado.




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