Capgemini escolhe Portugal para Centro de Excelência em Salesforce

O grupo vai prestar serviços na área de Salesforce a partir do Centro de Excelência da empresa em Évora.

Cristina Rodrigues, Capgemini Portugal

Cristina Rodrigues, administradora-delegada Capgemini Portugal

A Capgemini Portugal anunciou ter passado a ser o Centro de Competências exclusivo na área de Salesforce no seio do cluster europeu de unidades de negócio do Grupo Capgemini. 

A atribuição desta responsabilidade a Portugal prende-se com a implementação de um profundo processo de transformação organizacional do grupo. Com a transformação organizacional do grupo, a subsidiária portuguesa passou a ser autónoma de Espanha, reportando agora directamente à casa-mãe.

Esta conquista de nível global foi conseguida graças “à elevada qualidade das equipas nacionais” e na aposta continua no desenvolvimento dos trabalhadores”, além do investimento que tem vindo a ser realizado no Centro de Excelência (CoE), de Évora, desde 2014. O centro conta actualmente com 120 consultores, trabalha para mais de 20 clientes e acumula 216 certificações, refere informação disponibilizada pela empresa esta tarde.

Em Abril, quando as novas instalações do CoE foram oficialmente inauguradas, e antes de estarem em pleno funcionamento, em Julho, trabalhavam aí cerca de 70 recursos especializados com um total de 214 certificações.

Cristina Rodrigues, que assumiu funções recentemente como administradora-delegada da subsidiária portuguesa, falou à imprensa esta terça-feira, e recordou que o CoE é responsável por apoiar os clientes da multinacional, em vários países da Europa e da América do Norte. 

O Centro tem também tido um papel importante na atracção de “recursos técnicos e tecnológicos altamente qualificados, aproveitando o tecido empresarial, económico e social e as infraestruturas disponibilizadas pela cidade de Évora”, refere comunicado de imprensa. 

A subsidiária portuguesa tem, ainda segundo o comunicado de imprensa, equipas nacionais de “elevada qualidade”, mantendo a sua aposta no desenvolvimento das competências dos trabalhadores. 

No próximo ano fiscal, “a faturação da [Capgemini Portugal] deverá ser superior a 33 milhões de euros”. Mas, “eu queria que fosse mais”, disse Cristina Rodrigues.

A estratégia da Capgemini Portugal está assente nas ofertas de cloud, DCX (experiência digital do consumidor), ADMnext e SAP. A empresa terminou o primeiro semestre do ano com um crescimento de 18%.

Em 2017, a subsidiária apresentou um volume de negócios de 29 milhões de euros em 2017.  No encontro com jornalistas, Cristina Rodrigues antecipa que de acordo com os planos da empresa, no próximo ano fiscal, “a faturação da empresa deverá ser superior a 33 milhões de euros”. Mas, “eu queria que fosse mais”, disse a responsável durante o encontro.. 

De Évora para a Europa

“O centro de Évora é especializado em tecnologias Salesforce, Outsystems e CRM Dynamics e traduz o empenho da Capgemini Portugal em contribuir para o crescimento e o desenvolvimento das competências tecnológicas em pólos interiores do país, através da experiência adquirida com as várias empresas nacionais e internacionais clientes do Centro de Excelência de Évora, e pela experiência e conhecimento sectorial que nos permite continuar a desenvolver”, explica Cristina Rodrigues em comunicado.

O conjunto dos dois escritórios da empresa em Portugal – Lisboa e Évora – compõem “um verdadeiro hub de competências” que “tem vindo a ganhar expressão” à escala mundial “no contexto dos serviços prestados à à escala global pelo Grupo”, conclui. 

Capgemini ultrapassou os 500 colaboradores e quer continuar a reforçar e equipa
A empresa terminou 2017 com 382 colaboradores. Hoje, tem mais de 500, incluindo um 112 estagiários que está a formar para que “sejam de facto produtivos em breve”, disse Luís Baptista, responsável da unidade de negócio de gestão e desenvolvimento de aplicações (ADM) da Capgemini Portugal. “Os estagiários estão ainda em curva de aprendizagem, devendo estar totalmente preparados em Fevereiro do próximo ano”, assinalou. Em 2019, a empresa irá manter uma estratégia de contratação contínua e espera reforçar a equipa. 




Deixe um comentário

O seu email não será publicado