ACEPI atribui prémio carreira a Alexandre Soares dos Santos

Os restantes vencedores da edição 2018 destes galardões serão conhecidos no próximo dia 25 de Outubro durante um jantar de gala em Lisboa.

Foto: (c) Nuno Sousa Dias

Alexandre Soares dos Santos

A ACEPI – Associação da Economia Digital anunciou a atribuição do prémio “Carreira ACEPI Navegantes XXI” a Alexandre Soares dos Santos. Os vencedores das restantes categorias serão conhecidos durante um jantar de gala que terá lugar em Lisboa. 

Segundo a organização “mais de uma centena de candidaturas disputam os troféus das vinte categorias a concurso na edição deste ano”.

A decisão de atribuir o prémio carreira ao líder histórico do Grupo Jerónimo Martins foi tomada, por unanimidade, pela direcção da ACEPI, ” pela sua assinalável carreira e pelo inegável contributo para o desenvolvimento da economia nacional e da sociedade portuguesa”.

Soares dos Santos é actualmente presidente da Sociedade Francisco Manuel dos Santos e presidente do Conselho de Curadores da Fundação Francisco Manuel dos Santos.

O vencedor do Prémio Carreira Navegantes XXI é escolhido anualmente pelos membros da Direção da ACEPI. Em anos anteriores foram distinguidas personalidades como José Mariano Gago, Francisco Murteira Nabo, António Carrapatoso, Roberto Carneiro, Isabel Ferreira, Belmiro de Azevedo, Fernando Pinto, Francisco Pinto Balsemão, Leonor Beleza e Dionísio Pestana.

Quem é Alexandre Soares dos Santos

Nascido no Porto em 1934, iniciou, em 1957, a sua carreira profissional na multinacional Unilever onde desempenhou, entre outras, a função de director de Marketing da filial da empresa no Brasil.

Em 1968, assumiu a liderança da Jerónimo Martins, na qualidade de seu administrador-delegado, desenhando uma estratégia de diversificação e iniciando uma firme trajectória de crescimento e internacionalização do Grupo. Ao mesmo tempo, reforçou e aprofundou a parceria entre a Unilever e Jerónimo Martins, que se manteve durante mais de 60 anos.

A Jerónimo Martins está cotada em Bolsa desde 1989. Foi, desde 1996, presidente do Conselho de Administração do Grupo, que detém actualmente os supermercados Pingo Doce, os cash & carries Recheio, as lojas Biedronka e Hebe, na Polónia, e as lojas Ara, na Colômbia.

Em 2009, criou a Fundação Francisco Manuel dos Santos, nome do seu avô materno, que procura contribuir para uma sociedade mais informada, mais consciente dos seus direitos e dos seus deveres, que assume as suas responsabilidades e que escolhe em consciência e em liberdade.

Entre 2009 e 2014, Alexandre Soares dos Santos presidiu também ao Conselho Geral da Universidade de Aveiro.

Deixou a presidência do Conselho de Administração de Jerónimo Martins em Dezembro de 2013, depois de mais de 45 anos, para se dedicar ao desenvolvimento da Sociedade Francisco Manuel dos Santos. Em 2016, foi criada a Fundação Oceano Azul com a missão de ajudar Portugal a assumir uma posição de liderança nas agendas europeia e mundial em todas as matérias relativas aos oceanos.

Acumula vários prémios de mérito e carreira, incluindo a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique (2000), a Grã-Cruz da Ordem do Mérito (2006) e a Grã-Cruz da Ordem do Mérito Empresarial (2017).

 

Os Prémios ACEPI Navegantes XXI são uma iniciativa da ACEPI- Associação para a Economia Digital criada em torno da missão que a fez nascer no ano 2000: Promover e Desenvolver a Economia Digital em Portugal.

Em 25 de Outubro serão conhecidos os vencedores das vinte categorias a concurso este ano, de entre mais de uma centena de concorrentes.

 

Os prémios Navegantes XXI são entregues na semana em que é celebrada a “Portugal Digital Week’18”, cujo programa integra ainda o lançamento do Estudo da Economia Digital em Portugal 2009-2025, o roadshow nacional “Portugal Digital 2017-2025”, a Portugal Digital Summit’18, a UK-Portugal eCommerce Roundtablee o Dia das Compras na Net. 




Deixe um comentário

O seu email não será publicado