FCT e Aga khan atribuem 4,6 milhões de euros a projectos tecnológicos

As Fundações para a Ciência e a Tecnologia e a Aga Khan apresentam esta quinta-feira, os 16 projectos selecionados para financiamento no âmbito de Protocolo de Cooperação Científica e Tecnológica.

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia e a Fundação Aga Khan apresentam esta quinta-feira os 16 projectos seleccionados que serão financiados em 4,6 milhões de euros. 

Estes projectos são os vencedores do primeiro concurso realizado no âmbito do Protocolo de Cooperação Científica e Tecnológica entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e o Imamat Ismaili.

O lançamento do segundo concurso no âmbito deste protocolo, para novas colaborações, é anunciado também esta quinta-feira. A sessão decorre no âmbito do Jubileu do Príncipe Aga Khan e tem lugar no Centro Ismaili, em Lisboa.

O protocolo remonta a 2016, mas o primeiro concurso com o objectivo financiar projectos conjuntos de “investigação científica e desenvolvimento tecnológico, destinados a incentivar e fortalecer competências e capacidades científicas, técnicas, humanas e sociais dirigidas ao incremento da Qualidade de Vida nos Países Africanos de Língua Portuguesa (PALOP) e noutras regiões de África”, foi lançado em 2017.

Nesta edição, podiam candidatar-se iniciativas existentes e colaborações em curso entre instituições científicas e académicas africanas e portuguesas. Das 73 candidaturas elegíveis submetidas, foram seleccionadas 16, distribuídas por oito países africanos (lista em PDF).

Os projectos apoiados têm a duração de três anos e terão um impacto significativo em África, nomeadamente nos Países Africanos de Língua Portuguesa (PALOP).

A implementação dos projectos será monitorizada por um Painel Científico de Acompanhamento Externo, presidido por António Rendas, da Universidade Nova de Lisboa.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado