Cloud Computing: como migrar de forma eficaz

José Freire, director de serviços cloud na Bizdirect, detalha, passo-a-passo como desenvolver uma estratégia de migração para a cloud com eficácia e eficiência.

José Freire, director de serviços cloud na Bizdirect 

Atualmente a melhoria das capacidades de soluções on-premises e a implementação de novas aplicações tornaram-se uma das prioridades de topo das empresas. Agora, mais do que nunca, o modelo de cloud computing é a plataforma de eleição quando as empresas procuram novas formas de aumentarem os seus negócios e executarem os seus processos de forma mais eficaz.

Mover as suas aplicações para a cloud possibilita o acesso ininterrupto aos seus dados, proporcionando maior capacidade de desenvolver a sua infraestrutura e expandir-se globalmente ao mesmo tempo que beneficia de todos os avanços tecnológicos que a computação em cloud proporcionará ao longo dos anos.

Para poder tirar partido de todo o potencial na cloud enumero alguns benefícios e abordagens para a adoção do Microsoft Azure como plataforma de cloud, sendo este o caminho ideal para evoluir a sua infraestrutura e simultaneamente usufruir de serviços em constante inovação.

Benefícios de migrar para a Cloud

Migrar para cloud traz benefícios como o acesso instantâneo aos seus dados em qualquer momento, o que constitui algo imperativo independentemente da natureza do seu negócio. As soluções on-premises limitam o seu acesso tendo que estar fisicamente no escritório ou a recorrer a soluções de acesso remoto. Ao adotar a solução de cloud é possível manter os seus dados facilmente acessíveis e protegidos, permitindo uma melhor gestão das suas aplicações.

Um dos maiores benefícios de um sistema baseado na cloud tem a ver com as capacidades de segurança, proteção e recuperação dos dados. Mesmo as mais pequenas interrupções no seu negócio podem ter efeitos desastrosos, causando a perda de dados e corrupção dos ficheiros. Não dispor da possibilidade de aceder às suas aplicações ou dados quando necessitar deles pode igualmente causar problemas de produtividade que podem afetar consideravelmente os resultados da sua empresa.

Irá também descobrir que os serviços em cloud têm, com frequência, integrações com outros serviços poupando-lhe desta forma muito dinheiro no desenvolvimento de soluções à medida.  

As soluções cloud de referência conseguem responder a todas as suas necessidades de gestão, segurança e recuperação de dados, tudo numa única solução integrada e segura.

Preparar a sua empresa para uma migração bem-sucedida

Para uma migração bem-sucedida deve começar por realizar uma avaliação integral dos custos de uma transição para Cloud o que é  uma boa forma de se assegurar de que está a abranger todos os requisitos e ao mesmo tempo que se mantém dentro do seu orçamento. Deve, também, analisar os requisitos de armazenamento e computação das suas aplicações atuais e certificar-se de que encontra uma solução com base na cloud que irá satisfazer todas as suas necessidades. Um dos benefícios da cloud é a capacidade de não ter de prever o futuro nem de ter de investir numa infraestrutura a pensar naquilo que a sua empresa pode ser daqui a uns anos.

Após ter avaliado todas as necessidades, deve traçar um plano de projeto de implementação. Este pode ser coordenado com equipas e consultores especialistas através de um workshop interno, por exemplo.

Neste ponto é  fundamental ter em conta  os requisitos de acesso e encriptação dos dados desde o início do processo de migração para a cloud. Esta abordagem é vantajosa não apenas para combater as ameaças externas, mas também para ajudar a restringir os acessos internos desnecessários.

Durante a migração os dados pessoais e empresariais devem ser separados com eficácia, assegurando que sejam facilmente navegáveis e que a privacidade seja sempre respeitada. Manter as informações sensíveis seguras e totalmente encriptadas é a decisão inteligente a tomar.

Por fim, para simplificar a migração para a cloud, deverá contratar um fornecedor fiável para garantir o sucesso da migração sem incidentes, indisponibilidade de serviço ou perda de informação relevante.

Os fornecedores com competências em serviços cloud, permitem entender melhor as necessidades da sua empresa e ajudá-lo a reduzir custos através da prática de implementação de serviços na cloud e definição de modelos de licenciamento adaptados à sua realidade.

Gerir um processo de migração para a Cloud é um assunto que merece muita atenção. Com estas dicas pretendo dar o pontapé de saída para que em conjunto possamos aplicá-las. Acredito que no final do projeto farão toda a diferença relativamente aos resultados atingidos pela organização.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado