Plataformas podem facilitar experiência do cliente

O roadshow ibérico da Liferay passou por Lisboa. Durante uma manhã, cerca de 70 profissionais de TIC participaram em diversas sessões focadas nas plataformas de experiência digital.

Óscar Gonzáles, director de vendas da Liferay

A Liferay promoveu uma sessão do seu roadshow em Lisboa. Cerca de 70 profissionais de TIC participaram no evento que se focou em plataformas de experiência digital. 

Segundo a Lifereay é importante tornar tão natural quanto possível a interacção dos utilizadores com portais e sites, sendo um desafio para as organizações, independentemente dos canais utilizados no contacto com os clientes ou utentes. 

Entre os casos apresentados, destaca-se o caso da Serviços Partilhados Ministério da Saúde que conseguiu, em tempo recorde em comparação com outros países, desmaterializar o processo de prescrição de receitas no Serviço Nacional de Saúde e também fora deste. 

Leia aqui a edição especial que o Computerworld preparou sobre o roadshow da Liferay em Portugal (.PDF)

Segundo António Alexandre, coordenador na SPMS, foram consolidadas 365 aplicações num único sistema, mais robusto e baseadao na Internet. Entretanto, a maioria dos médicos da SNS já utiliza a plataforma de Prescrição Electrónica de Medicamentos, que suporta cerca de 70% das prescrições emitidas. Mais de 99% das receitas de medicamentos estão em circuito desmaterializado.

Bernardo Brandão, director de marketing digital na Gfi, um dos parceiros integradores da Liferay em Portugal, procurou explicar até que ponto será de facto a “homepage” a porta de entrada para um site, quando, a esmagadora das vistas é, actualmente, proveniente de motores de busca como o Google. O segredo é ter as páginas devidamente indexadas e partilhadas nos motores de busca. 

Veja aqui o vídeo resumo da manhã de trabalho da Liferay em Lisboa (vídeo)

Marco Clara, gerente de tecnologia na área de arquitectura digital na Everis, demonstrou, de uma perspectiva muito prática e com recurso a múltiplos exemplos, como podem aplicar-se a inteligência artificial e os chatbots a sectores como o dos seguros. A relação com o cliente predomina, sendo necessário pensar além da tecnologia. 

O anfitrião do evento, a Liferay, pela voz do director de vendas, Óscar González, aproveitou a ocasião para divulgar o roadmap de novidades para os próximos meses.




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