SAP prevê disponibilizar novo CRM na cloud em Junho

O CEO da SAP, Bill McDermott, parece estar a querer destronar a Salesforce, com o lançamento de um novo CRM na cloud já em junho.

Bill Mcdermott, administrador-executivo da SAP AG

A SAP está a preparar o lançamento de um novo produto de CRM na cloud, durante o próximo encontro de utilizadores e parceiros, Sapphire, em Junho, com o objectivo de destronar o actual líder de mercado, Salesforce.

Durante a conferência de apresentação dos resultados do primeiro trimestre, na semana passada, o CEO da SAP, Bill McDermott fez algumas afirmações que poderão ser o início de uma “guerra de palavras” entre os dois fabricantes.

“O chamado ‘cloud CRM’ não é mais do que um software demasiado caro que corre sobre a primeira geração de arquitectura SaaS”, disse “Este é, provavelmente, o motivo porque tantos responderam com entusiasmo à recente divulgação de uma nova visão de CRM. Eles sabem, que a mudança está a chegar, nós estamos a chegar”.

Esta iniciativa surge no rescaldo de um escândalo relacionado com a cobrança de “acesso indirecto” às plataforma SAP, que afectou clientes como a Diageo que utilizam software Salesforce sobre o sistema ERP da SAP. Também se segue às recentes aquisições da Callidus Cloud e Gigya, que, na altura foram considerados activos úteis para a SAP melhorar a sua oferta de software de customer relationship management (CRM).

“Basicamente vamos renovar toda a categoria de CRM”, Bill Mcdermott, SAP. 

Em seguida, McDermott respondeu a uma questão de um analista, referindo que “basicamente vamos renovar toda a categoria de CRM, será um movimento massivo durante o Sapphire e vamos mostrar a cada cliente que podem ter um melhor negócio ao correr SAP, sem necessidade de recorrer a uma ferramenta de vendas ultrapassada, com camadas de integração complexas para beber os dados do nosso sistema de ERP”.

A SAP já é o segundo maior fabricante de CRM, em quota de mercado, segundo dados dos analistas do Gartner, relativos a 2016, mas não está, aparentemente, satisfeita com o segundo lugar. Outros actores do mercado são a Microsoft com o Dynamics 365 e a Oracle.

É difícil perceber qual a parte da quota de CRM da SAP que continua on-premise enquanto o CRM na cloud acaba por ter um novo confuso (SAP Hybris Cloud For Customer). Espera-se que o relançamento do produto seja focado na cloud.

Estes comentários surgem numa altura em que os clientes da SAP estão insatisfeitos por serem cobrados por “acesso indirecto” aos sistemas SAP e aos dados aí armazenados, quando usam aplicações SaaS, como o Salesforce CRM.




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