Associação de Turismo de Cascais renova portal

O “Visit Cascais”, desenvolvido pela Create IT e pela agência Nossa, tem um planeador de visitas e integração com o Instagram.

A Associação de Turismo de Cascais apresenta um novo site para acolher visitantes online, desenhado sobre a plataforma SmartPortals e alojado em Azure. Foi desenvolvido pela Create IT em parceria com a agência criativa Nossa, estando baseada no gestor de conteúdos Umbraco.

No todo, constitui um Content Management System (CMS) com funcionalidades de gestão conteúdos e margem de expansão, em ambiente de cloud computing para responder a picos de utilização. O novo portal revela uma aposta forte em funcionalidades de interacção com o utilizador.

O planeador de visitas ao concelho e a possibilidade de criar um álbum digital com integração com a rede social Instagram, são exemplos disso, segundo um comunicado. O objectivo passa por mostrar todo o potencial de Cascais enquanto destino turístico de eleição, sobretudo a
visitantes estrangeiros, e apresentar os vários associados da Associação de Turismo de Cascais, acrescenta.

Obedecendo a outra perspectiva os conteúdos surgem, refere a nota, segundo quatro vectores de motivação para visitar o município relaxe, actividades e desporto, gastronomia e cultura. Mas a plataforma consegue atribuir-lhes importâncias diferentes, conforme a relevância para cada utilizador.

Durante a navegação no portal, o algoritmo de ordenação de conteúdos vai conhecendo melhor o utilizador e assim consegue tornar a experiência mais personalizada. “A Associação de Turismo de Cascais pretendia um website inovador e que, por si só, criasse buzz e viralizasse de forma orgânica”, explica Nuno Guerra, CEO da Create IT. “Era também essencial que o utilizador conseguisse planear a sua visita a Cascais através dos recursos existentes no portal”, acrescenta.

A Create IT trabalhou em estreita parceria com a Associação de Turismo de Cascais, posicionando-se com consultora e envolvendo-se em todas as fases do projecto. As suas responsabilidades incluíram:
‒ o desenvolvimento dos serviços utilizados no portal;
‒ o desenvolvimento do backoffice;
‒ a modelação dos tipos de conteúdo;
‒ a implementação da personalização recorrendo a um algoritmo de ordenação de conteúdos que define o que é apresentado a cada utilizador mediante a sua navegação;
‒ a integração com o Instagram para criação de um álbum personalizado;
‒ o suporte na analítica análise de dados de acesso.

A Nossa teve à sua responsabilidade o projecto de experiência de utilizador e o “webdesign”, incluindo a programação do “front-end”.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado