Era Imobiliária coloca ERP em cloud computing

O projecto em que participou a Bizdirect envolveu ainda a migração do sistemas de email, para a plataforma Azure.

Joana Rosa, gestora de projectos de tecnologia, na ERA Portugal

A Era Imobiliária adoptou a plataforma de cloud computing da Microsoft, Azure, como infra-estrutura para a maioria dos seus sistemas de informação. O projecto adjudicado à Bizdirect envolveu a migração do do ERP, serviço de email, suporte ao site, além do acervo de dados durante o período de um mês.

O fornecedor, cuja equipa de cloud geriu a implementação, diz que este decorreu “sem qualquer registo de inoperacionalidade e impactos no negócio”.

Na origem da opção pela plataforma de cloud computing está o crescimento do negócio da imobiliária e do acervo de dados associado. Estes factores assim como a “necessidade constante de dar resposta aos milhares de utilizadores que acedem diariamente à plataforma online da ERA Imobiliária fizeram com que a empresa se deparasse com algumas limitações na capacidade de crescimento da sua infraestrutura, até então alojada num datacenter tradicional”, refere um comunicado.

A Era precisa de gerir processos de milhares de imóveis registados em cerca de 200 agências espalhadas pelo país.

“O mercado imobiliário é dos setores mais competitivos e como tal, a digitalização dos processos é fundamental para continuar na linha da frente. Tirar partido da tecnologia que hoje existe ao nível da mobilidade e integração é um processo por nós considerado essencial para garantir a liderança do mercado”, diz Joana Rosa, gestora de projectos de tecnologia, na ERA Portugal.

A definição da arquitectura, a configuração inicial da infra-estrutura na Cloud e a consultadoria durante toda a fase de migração dos dados foram alguns dos serviços chave prestados pela equipa de cloud da Bizdirect desde a fase de planeamento até à migração.

Segundo João Pedro Pereira, membro da comissão executiva e director de marketing e tecnologia da ERA Portugal, a decisão de migrar para a Azure foi uma mudança radical. Esta decorreu num momento particularmente relevante, de fecho de ano fiscal, revela.

A definição da arquitectura, a configuração inicial da infra-estrutura na Cloud e a consultadoria
durante toda a fase de migração dos dados foram alguns dos serviços chave prestados pela equipa de cloud da Bizdirect desde a fase de planeamento até à migração. “Tipicamente, nas nossas abordagens de um projeto de cloud propomos fazer ao nosso cliente uma prova de conceito (PoC) para aferir in loco os benefícios desta implementação”, recorda José Freire, gestor de serviços de cloud na Bizdirect.

No referido negócio, o responsável diz que foi o levantamento de requisitos e a definição detalhada da arquitectura a implementar foram factores de sucesso determinantes.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado