Negócio internacional alavancou crescimento da BI4All

Em 2017, as vendas para outras geografias representaram praticamente metade do volume de negócios.  

José Oliveira, director-executivo da BI4All

José Oliveira, director-executivo da BI4All

A BI4All registou um volume de negócios de nove milhões de euros em 2017, o que significa um crescimento na ordem dos 28% face ao exercício anterior. O mercado internacional apresentou um incremento ainda mais acelerado, de 58% no ano transacto face ao ano anterior, representando agora 47% do volume de negócios da empresa de business intelligence portuguesa.

Em 2018, a empresa quer continuar a aumentar a faturação, estando previsto alcançar um volume de negócios de 11 milhões de euros, assegurados pelos mercados nacionais e internacionais, disse José Oliveira directo-executivo da BI4All ao Computerworld.

2017 foi “claramente um ano de crescimento”, comentou José Oliveira. O responsável assinalou que o exercício foi um “marco importante na história da BI4All”, quer “pelo nível de desempenho atingido, quer pela qualidade do trabalho efectuado e pelo crescimento sustentado da equipa”, justificou.

“2018 vai ser o ano da confirmação que somos a maior empresa em Portugal em Business Intelligence e Analytics”, José Oliveira, BI4All

O crescimento do ano anterior está em linha com a história da empresa. José Oliveira recorda que a firma, criada em 2004, “nunca viu o negócio crescer a menos de dois dígitos”. O desempenho e sucesso da empresa está relacionado com o “compromisso”, “empenho e dedicação” da equipa que se reflecte na “taxa de satisfação dos nossos clientes” e no reconhecimento da empresa enquanto “parceiro de confiança para os mais 500 projectos desenvolvidos nos mais variados sectores de actividade”.

 

Para 2018, a a empresa pretende comprovar a sua posição no mercado. Nas palavras de José Oliveira, “2018 vai ser o ano da confirmação que somos a maior empresa em Portugal em Business Intelligence e Analytics”.

A empresa pretende continuar a crescer em clientes, projectos, faturação e equipa. Nesta matéria, o CEO refere que “o sucesso da BI4All deve-se em grande medida aos nossos colaboradores pelo seu elevado nível de compromisso e engagement”.

 

Reforço das equipas

Para dar resposta às necessidades dos clientes, a empresa tem vindo a reforçar contratações. Em 2017 o número de colaboradores aumentou 14% para 145 e, no corrente ano, o objectivo é contratar mais 30 pessoas.

A cultura da BI4All, orientada para as pessoas, é o segredo da BI4All para reter os melhores talentos. João Oliveira explica que para os reter, uma vez que são “constantemente assediados por empresas de maior dimensão, só é possível através de uma cultura muito orientada para as pessoas, promovendo o ambiente familiar e a proximidade, mas dando-lhes também o conhecimento e as melhores ferramentas para fazerem o seu trabalho”.

A empresa é por tudo isto “composta por profissionais altamente qualificados e com vasta experiência no domínio tecnológico”, assinalou João Oliveira. E contribui também para a sua valorização: “trabalhamos com os melhores talentos e todos os nossos consultores são formados e certificados de forma contínua nas tecnologias em que trabalham, reunindo um conhecimento único e uma vasta experiência em diferentes áreas de negócio”.

TIC são oportunidade para modernização de empresas

“O sector das TIC apresenta-se como uma oportunidade para as empresas portuguesas se modernizarem e entrarem numa economia cada vez mais global e competitiva”, assinalou o CEO da BI4All. E são “muitos os desafios apresentados às organizações nesta fase”.

José Oliveira explicou que têm de,obrigatoriamente, “saber lidar e conseguir acompanhar o impacto da transformação digital nos seus negócios, ao mesmo tempo, que reconhecem a necessidade de (re)qualificar os seus profissionais.”

Para o responsável, esse é o principal desafio do sector: “conseguir por um lado que as organizações entendam a importância de definirem uma estratégia de integração de novas tecnologias e por outro que reconheçam a relevância de identificar e reunir melhor a informação, analisando-a de forma eficaz para uma tomada de decisão mais esclarecida”.

O responsável assinalou ainda que “é crucial utilizar os dados para melhorar os produtos e os processos, estabelecendo ligações directas entre o processo de decisão e o desenvolvimento de sistemas inteligentes. Num mundo cada vez mais digital, avançado e extremamente competitivo, onde o aumento do volume de dados é exponencial, a tecnologia representa uma oportunidade para as empresas se destacarem, numa economia cada vez mais global. É assim essencial que as Organizações reconheçam a importância e a necessidade de se modernizar, adaptar e criar produtos de maior valor acrescentado”.

Especificamente sobre a área em que opera, José Oliveira apontou que “o analytics oferece novas oportunidades e contribui para que as organizações sejam mais ágeis e competitivas. Esta é uma realidade incontornável e as empresas têm de o integrar na sua visão, ou arriscam-se a ficar fora desta nova realidade, que é imediata”.


Tags


Deixe um comentário

O seu email não será publicado