Java e analítica dominam oferta de emprego em TI

A procura por profissionais competentes na linguagem corresponde a 30% dos projectos, diz um estudo da Msearch.

As empresas de TI em Portugal procuram actualmente sobretudo programadores Java e recursos humanos para iniciativas referentes a analítica de dados. A primeira tendência de oferta refere-se a 30% dos projectos e a segunda a cerca de 26% ‒ 14% ligados a BI e 12% a ciência de dados ‒ diz o guia Msearch Market Trends, de 2018.

Contudo, os programadores competentes em PHP constituem o grupo de profissionais alvo da segunda maior procura: concentra 18% dos recursos humanos requisitados. O estudo destaca ainda a atitude dominante entre os profissionais de IT no momento da negociação para um novo emprego. Valorizam o interesse no projecto, a posição da empresa em relação à concorrência e as possibilidades de progressão na carreira, além do pacote salarial, destaca um comunicado.

“O mercado das TI é muito dinâmico devido ao facto de existir pleno emprego. Aqui, o mais importante para as consultoras e para as empresas empregadoras é agir com rapidez na captação de profissionais adequados. Este sentido de urgência foi apreendido há muito pelas empresas da área e começa agora a sê-lo pelas empresas não tecnológicas que pretendem recrutar profissionais de TI” afirma Mafalda Vasquez, directora da Msearch.

Segundo o estudo, a oferta de emprego referente a funções na cibersegurança aumentou, mas corresponde apenas a 10% da procura de recursos humanos. Com registo superior, 16%, actualmente, surgem as solicitações dirigidas a engenheiros de software.

O potencial de emigração de recursos humanos para o estrangeiro continua a ser marcante.

Nesse contexto, o potencial de emigração de recursos humanos para o estrangeiro continua a ser marcante. Aos candidatos surgem oportunidades de aderir a projectos em países mais atractivos, quanto à cultura vigente e vencimentos oferecidos.

As denominadas “soft skills” são bastante valorizadas ao nas componentes de trabalho em equipa, capacidade de comunicação e de gestão interna dos projetos.

Os dados para o Msearch Market Trends foram obtidos a partir de quatro mil entrevistas com candidatos e de reuniões com clientes, realizadas nos primeiros dois meses e meio de 2018, pelos consultores especializados da Msearch.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado