Governo aprova despesa com SIRESP

O investimento deverá ascender a mais de 15 milhões de euros e avança a resolução que altera o contrato entre o Estado e a entidade gestora de redes digitais de segurança e emergência.

O Governo aprovou esta quinta-feira, em reunião de Conselho de Ministros, a resolução que “altera o contrato entre o Estado Português e a SIRESP – Gestão de Redes Digitais de Segurança e Emergência, e autoriza a despesa inerente à melhoria da rede SIRESP”, revela em comunicado.

As medidas, segundo comunicado emitido após a reunião, “permitirão reduzir o risco de ocorrência de falhas do sistema e, deste modo, melhor garantir a segurança da população e bens”.

Em causa está a “dimensão sem precedentes dos fogos florestais que devastaram o país no último ano”, bem como as “diversas lacunas detetadas ao nível do SIRESP durante o combate aos mesmos”, refere o documento que assinala que é “imperioso modificar e fortalecer o atual sistema com a implementação de um nível de redundância, via satélite, de 451 estações base, bem como a alimentação de energia, via gerador, às mesmas, em caso de falha”.

Segundo a agência Lusa, citada em vários meios, o investimento hoje aprovado ascende a 15,65 milhões de euros.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado