A empresa continua a revelar novas parcerias e o alargamento da oferta. Está a contratar e, na esteira de uma estratégia de diversificação, o director-geral não descarta a hipótese de aquisições.
A Domínios.pt está a diversificar o seu negócio através de parcerias com empresas complementares. O objectivo é alargar a oferta além do simples registo [de domínios], numa lógica “chave-na-mão”.
A estratégia passa por fornecer “soluções de presença digital” incluindo “o registo do domínio, a criação de site e loja online, alojamento web e criação das contas de e-mail, para depois completar com design e projectos à medida, servidores e publicidade digital que visa a angariação rápida de negócio através do canal digital para os nossos clientes e finalmente as soluções de segurança contra vulnerabilidades”, como malware ou spam, descreveu Nuno Matias, director-geral da Domínios.pt, ao Computerworld.
A diversificação da oferta começou há cerca de um ano e os vários passos têm vindo a ser divulgados gradualmente. Já em 2018, a empresa divulgou os acordos firmados com a empresa de cibersegurança SiteLock e com a agência de marketing digital DBX. Este mês revela uma parceria com a OpenProvider, através da qual a Domínios passa a disponibilizar a maioria das extensões de domínio disponíveis a nível mundial.
Entretanto a Domínios.pt tem em vista novos acordos na área dos “serviços de intermediação de domínios no processo de compra e venda, gestão personalizada de vastos portfolios de domínios”, detalhou Nuno Matias. A marca, detida pela Claranet, terá também, “em breve, um novo canal de soluções à medida para projectos mais ambiciosos na cloud” e “novos serviços de SEO integrados automaticamente nos sites dos nossos clientes, garantido um posicionamento natural nos principais motores de busca”.
A Domínios.pt está disponível e em constante processo de consideração de novas oportunidades, mas neste momento não me é possível revelar detalhes”, Nuno Matias (Domínios.pt)
No futuro, a diversificação pode igualmente passar por aquisições. Nuno Matias sublinha que “a Domínios.pt está disponível e em constante processo de consideração de novas oportunidades, mas neste momento não me é possível revelar detalhes”.
Enquanto isso, a empresa está também a iniciar “um processo ambicioso de expansão do centro de dados”, que “incluirá infra-estruturas ambientalmente sustentáveis” e um investimento (CAPEX) de 200 mil euros apenas no próximo ano. Em matéria de volume de negócios, a empresa deverá crescer 15% no ano fiscal que termina em Junho para 2,8 milhões de euros, referiu Nuno Matias.
Domínios.pt revela parceria com OpenProvider
A Domínios.pt anunciou a formalização de uma aliança com a OpenProvider – organização acreditada pelo ICANN para comercializar à escala mundial os novos domínios de topo genéricos gTLDs -, através da qual aquela empresa passa a disponibilizar de modo automatizado, a maioria das extensões de domínio disponíveis globalmente.
Através desta parceria, que remonta a Setembro de 2017, a “OpenProvider fornece à Domínios.pt o acesso automatizado à maioria das extensões de domínio do mundo: os geográficos de cada país, os genéricos e os novos domínios. Perfazendo mais de 1500 extensões disponíveis para registo aos nossos clientes”, assinalou o director-geral.
“O negócio do hosting está intimamente relacionado com o do nome dos domínios e neste sentido, a OpenProvider surge como um parceiro estratégico natural, que nos permite consolidar e fortalecer a nossa posição de fornecedor global de registo e gestão de nomes de domínio”, explica Nuno Matias.
Estão incluídas extensões regionais ou de país (ccTLD), extensões genéricas (gTLD) e/ou os novos domínios de topo genéricos gTLDS (N.R. lista completa, regularmente actualizada, no site da ICANN).
Antes desta parceria, a Dominios.pt, e outras empresas em Portugal, já fornecia os novos domínios, mas, com a nova parceria “conseguimos fornecer todos os serviços de antecipação de lançamento – tais como pré-registo ou “sunrise” – em todos os novos domínios disponíveis para registo”. Segundo os termos do acordo, mediante o pagamento de “uma licença fixa anual à OpenProvider”, a Domínios passa a ser o agente de registo perante os clientes em Portugal, enquanto a OpenProvider fica responsável pelo processo de registo perante os “registry”, detalhou Nuno Matias.
Questionado sobre as perspectivas de negócio, Nuno Matias apresenta-se optimista e dá como exemplo as oportunidades de marketing para o mercado que nascem com a disponibilização das novas extensões. É o caso, por exemplo da extensão “.wine”, no seio do qual podem ser promovidas iniciativas de protecção de marcas. O director-geral refere que esta extensão pode tornar-se num “instrumento poderoso de apoio às exportações dos seus vinhos e ainda como uma ferramenta de marketing digital direccionada para estimular a notoriedade das marcas de vinho nacionais no mundo”.
Domínios.pt está a reforçar equipa em Faro, Lisboa e Porto
A Domínios.pt está também a contratar. “Precisamos de elementos para reforçar a nossa equipa de técnicos de suporte de primeira e segunda linha, onde temos neste momento quatro posições em aberto. Temos ainda um processo de recrutamento em curso para o serviço de apoio a clientes, dedicado ao mercado francês. E finalmente procuramos programadores”, resumiu Nuno Matias. Acrescentou que estas posições “serão para colocação nas nossas instalações em Faro, Lisboa e Porto”.