SAP descontinua serviço Anywhere para PME

Dois anos após o lançamento, o serviço de CRM na cloud para pequenas e médias empresas tinha cerca de 60 clientes e apenas 30 activos.

A SAP decidiu descontinuar um serviço com o qual tinha esperança de cativar o mercado de pequenas empresas.

Lançado em Maio de 2016, o SAP Anywhere tinha como objectivo ajudar pequenas empresas a construir ojas online, criar campanhas de marketing, gerir inventários e analisar o desempenho do negócio. Para atingir estes objectivos, permitia a integração com web services da Google, da PayPal ou da United Parcel Service.

Talvez mais surpreendente do que voltar atrás em relação ao mercado das pequenas empresas é o quão pequeno foi o espaço conquistado.

Apesar de ter lançado o serviço internacionalmente – nos EUA, na China e na Europa, o SAP Anywhere tem menos de 60 clientes – e a maioria dos quais está inactivo, disse um porta-voz da SAP à IDG News Service.

“As necessidades de cada utilizador são únicas, mas vamos disponibilizar alternativas adequadas e vamos interagir com cada cliente activo”, disse o mesmo representante da empresa através de email.

O SAP Anywhere era vendido “as a Service” com base num contrato anual, pago antecipadamente. Uma licença de cinco utilizadores custava 534 dólares por mês e os utilizadores adicionais custavam 52 dólares por mês. O serviço tinha um limite máximo de 500 utilizadores.

Quais são as opções para os utilizadores

Quais são as opões para os clientes ainda activos do SAP Anywhere? Se se mantiverem com a SAP, poderão experimentar o Business One ou Business ByDesign, ambos com mais recursos ERP do que o SAP Anywhere oferecia – mas mais focado no “mid-market” o que significa um aumento na complexidade da gestão e e do licenciamento.

A SAP não divulga preços para estes produtos, mas diz que os clientes deverão contactar com a empresa ou com algum parceiro para obter um orçamento. O Business One pode correr “on premises” ou na cloud, enquanto que o Business ByDesign funciona em clouds públicas e privadas com um mínimo de 20 e 200 utilizadores, respectivamente.

Se pretenderem procurar noutro fornecedor, os utilizadores do SAP Anywhere têm à sua disposição uma vasta oferta de serviços de gestão da relação com o cliente (CRM) e outras ferramentas de front-office na cloud.

Com Peter Sayer


Tags


Deixe um comentário

O seu email não será publicado