Curso de cibersegurança chega ao sector bancário

O Instituto de Formação Bancária promove na próxima semana um curso de dois dias para quadros médios e directores da banca.

O Instituto de Formação Bancária (IFB) promove na próxima semana um curso geral de cibersegurança destinado às chefias intermédias, directores e técnicos. É a primeira vez que este curso se realiza no âmbito do sector bancário.

Segundo o Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), o principal objectivo desta primeira edição é “realçar um conjunto de ameaças relevantes à segurança da informação no setor bancário, complementadas com exemplos de incidentes, as suas causas e efeitos”.

“O curso pretende incentivar e despertar nos formandos um espirito de participação na discussão das temáticas abordadas, de forma a sensibilizá-los para a importância da atualidade das mesmas, e também para a necessidade de conhecer as temáticas relacionadas com a cibersegurança”, explica nota do CNCS, organismo vocacionado para a cibersegurança que funciona no âmbito do Gabinete Nacional de Segurança (GNS).

Durante dois dias, 2 e 3 de Abril, docentes do IFB e do CNCS, entre os quais se incluem os majores Alexandre Leite e Rogério Raposo e o professor Pedro Veiga, vão procurar transmitir aos formandos conceitos de cibersegurança, especificidades sobre o CNCS no âmbito do ecossistema de segurança nacional e partilhar boas práticas para a segurança da informação, dos sistemas e das infra-estruturas.

Serão ainda exploradas peças legais, como a directiva SRI, relativa a medidas destinadas a garantir um elevado nível comum de segurança das redes e da informação em toda a União Europeia, cuja proposta de Lei que visa a transposição para o enquadramento nacional foi recentemente aprovada, e a Estratégia Nacional de Segurança do Ciberespaço (ENSC), cuja versão 2.0 está actualmente em preparação.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado