ENEI 2018 avança com “jantar empresarial”

A reunião de estudantes de informática tem na edição deste ano os oradores Andrew Tanenbaum, Alexey Sidorenko e Wolfgang Merkt.

A cibersegurança e a Inteligência Artificial são os dois temas principais do Encontro Nacional de Estudantes de Informática (ENEI) 2018, agendado para os dias 23, 24, 25 e 26 de Março de 2018, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).

A 12ª edição tem arranque oficial às 17:30, nesta sexta-feira e um “jantar empresarial” no dia 25. Esta última iniciativa procura promover uma “maior relação entre participantes e o mundo empresarial”.

O encontro vai ter a participação de 16 oradores entre os quais a organização destaca: Andrew Tanenbaum, Alexey Sidorenko e Wolfgang Merkt. De acordo com a memas o encontro alcança em 2018 um novo recorde de adesão: mais de 700 participantes. Mais de 500 inscritos são de fora do Porto, refere um comunicado.

Os três principais oradores:

‒ Andrew Tanenbaum (com a palestra: “A Reliable and Secure Operating System”) é professor emérito na Vrije Universiteit Amsterdam e criador do sistema operativo MINIX 3. É uma referência no mundo da Informática, tendo escrito vários livros sobre sistemas distribuídos, redes de computadores e sistemas operativos modernos;
‒ Alexey Sidorenko (“Como o Governo russo procura exercer controlo total na Internet”) é o actual director do project Teplitsa, focado no uso de tecnologias para o bem social. Vai abordar o tema da liberdade de expressão na Internet, assunto controverso na Rússia;
‒ Wolfgang Merkt (“A Journey in Practical Robotics”): é estudante de doutoramento na Universidade de Edimburgo, trabalha em investigação na área da robótica, estando actualmente a colaborar com a NASA na criação de um robô humanoide chamado Valkyrie.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado