Comissão abre programa WiFi4EU para inscrições

A meados de Maio deverão ser feitos os primeiros convite à apresentação de candidaturas ao primeiro lote de mil vales de 15 mil euros.

 

A Comissão Europeia lançou nesta terça-feira o portal WiFi4EU. A plataforma online servirá de suporte à iniciativa com o mesmo nome, de financiamento de projectos de instalação de pontos de acesso por Wi-Fi em espaços públicos.

Nessa estrutura, os municípios da União Europeia passam a poder registar os seus dados para serem convidados à apresentação de projectos. Essa fase deverá acontecer a meados de Maio estima a Comissão.

A iniciativa WiFi4EU oferece vales de 15 mil eurosaos municípios para a instalação de pontos de acesso Wi-Fi em espaços públicos, nomeadamente museus, bibliotecas, parques e praças.
Estão disponíveis 120 milhões de euros provenientes do orçamento da UE até 2020, destinados ao financiamento de equipamentos para serviços públicos Wi-Fi gratuitos em 8000 municípios de todos os Estados-membros, bem como da Noruega e da Islândia.

Vales atribuídos por ordem de entrada da candidatura

Ao serem convidados, os municípios inscritos poderão candidatar-se ao primeiro lote de mil vales de 15 mil eutos cada. Os vales serão atribuídos por ordem de entrada das candidaturas, diz a Comissão em comunicado.

O organismo compromete-se a assegurar um equilíbrio de distribuição geográfica, na fase de atribuição a mil municípios beneficiários do financiamento através do primeiro convite à apresentação de candidaturas. Cada país participante receberá pelo menos 15 vales.

Nos próximos dois anos, serão lançados mais quatro convites no âmbito do WiFi4EU. As redes financiadas pela iniciativa WiFi4EU terão de ser gratuitas, não conter publicidade e nem recolher de dados pessoais.

Só se atribuirá financiamento às redes que não dupliquem ofertas gratuitas, privadas ou públicas, já existentes e de qualidade semelhante no mesmo espaço público, recorda o comunicado.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado