FCT vai premiar projectos sobre o Arquivo.pt

O objectivo do concurso é incentivar e reconhecer a investigação e descoberta de aplicações inovadoras do arquivo da Web portuguesa.

 

A Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) lançou a primeira edição dos prémios Arquivo.pt, com o objectivo de promover a utilização do serviço de preservação de sites antigos guardados nesse repositório.

Até 4 de Maio, os interessados devem apresentar as suas candidaturas, nas quais devem incluir um texto e um vídeo curto com a descrição do trabalho realizado. Serão atribuídos três prémios que somam, no total, 15 mil euros.

Com este desafio a FCT pretende “incentivar e reconhecer a investigação e descoberta de aplicações úteis do arquivo da web portuguesa, para a sociedade”.

A organização sublinha que os trabalhos podem ser individuais, de grupo ou sobre qualquer tema, desde que a fonte principal seja o Arquivo.pt. Os projectos apresentados podem passar pela criação de aplicações práticas para os conteúdos do Arquivo.pt ou por estudos de investigação relacionados com o mesmo.

A FCT procura aplicações práticas para os conteúdos do Arquivo.pt ou estudos de investigação relacionados com o mesmo.

O trabalho mais original e inovador, que demonstre a utilidade dos serviços do Arquivo.pt e a importância de preservar e utilizar a informação publicada na web, irá receber 10 mil euros. O segundo prémio é de 3000 euros e o terceiro de 2000.

O Arquivo.pt é uma infra-estrutura de investigação gerida pela FCT que permite pesquisar e aceder a páginas da web arquivadas. O principal objectivo é a preservação da informação publicada na web para fins de memória, estudo e investigação.

Exemplos de utilizações anteriores do Arquivo.pt

– Em 2017, a FCT, no âmbito das comemorações dos seus 20 anos, apresentou o Túnel do Tempo, uma viagem ao passado digital da Fundação, recorrendo ao histórico preservado no Arquivo.pt.

– A TSF, na comemoração dos seus 30 anos, recorreu ao Arquivo.pt para uma infografia que convida a uma viagem ao passado pelo site da Rádio, onde é possível acompanhar a sua evolução e passar em revista momentos marcantes de Portugal e do mundo.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado