Alemanha, Reino Unido, Finlândia e Peru são os destinos seguintes do Get Global 2.0, que deverá envolver 30 empresas portuguesas.
A ANETIE inicia nesta segunda-feira na Cidade do México, o seu roteiro de promoção internacional de empresas nacionais de TI e electrónica, para 2018. A primeira iniciativa do Get Global 2.0 decorre até 15 de Março na capital do México.
O programa envolve depois presenças na Alemanha, Reino Unido, Finlândia e Peru, estando desenhado para potenciar a internacionalização de um conjunto estimado de 30 empresas.
“O Get Global é muito mais do que um plano de missões empresariais. Através deste novo roteiro a ANETIE pretende levar a cabo verdadeiras paragens tecnológicas, que incluem um conjunto definido de atividades programadas para e com as empresas que nos acompanham”, defende o director-geral da ANETIE, Tiago Valente.
O responsável promete presenças em mercados “criteriosamente selecionados”, participação em certames de exposição global. “Partimos com estudos de mercado segmentados, que nos permitem orientar a nossa presença de acordo com os objetivos específicos das empresas que apoiamos”, acrescenta.
A internacionalização continua a ser uma das grandes apostas da ANETIE, reforça. Em cada um dos cinco mercados em que marcará presença no decorrer deste ano através do Get Global, a associação considera as participações em certames de referência apenas como agregadores de oportunidades.
Os seminários LOGIN>PT serão realizados com o objectivo de dar voz às propostas de inovação das empresas, funcionando como montra e ponto de contacto privilegiado com agentes económicos locais.
O programa de cada viagem estará alicerçado em estudos de mercado personalizados e visitas exploratórias e de networking dedicadas, explica em comunicado. A realização de um “Seminário LOGIN>PT” será o ponto alto em cada cidade visitada.
Os seminários permitirão dar voz às propostas de inovação das empresas acompanhadas pela ANETIE, funcionando como montra e ponto de contacto privilegiado com agentes económicos locais, espera a associação.
Rampa de lançamento “ideal” no México
Na visão da organização o perfil do mercado mexicano faz dele a rampa de lançamento ideal para do Get Global em 2018. Aquela que é a quinta maior economia emergente, depois dos BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) e está actualmente focada numa estratégia de digitalização interna, abrindo portas às empresas que possam impulsionar essa missão,justifica.
Segundo dados de 2014, apenas um terço da população mexicana tem ligação à Internet,
um número que justifica a atenção particular do Governo Federal, empenhado também na modernização e simplificação dos serviços públicos. Entre as oportunidades detectadas pela ANETIE, encontram-se o fornecimento de TI para a educação, a informática aplicada à saúde, bem como soluções inovadoras de gestão com base em TIC, para o sector privado.Na Cidade do México, as empresas que acompanham a ANETIE poderão ter visibilidade naquela que é umas das maiores e mais importantes feiras setoriais da Ibero-América: a eShow. O certame realiza-se de 13 a 14 de Março. A comitiva deverá beneficiar de sinergias com empresas como a UPS, Oracle ou Sage.