Cisco apresenta portfólio de serviços 5G para operadores

O novo portfólio da Cisco tem como objectivo ajudar os fornecedores de serviços a desenvolverem rapidamente a sua estratégia 5G.

 

A Cisco apresentou o novo portfólio 5G Now para fornecedores de serviços globais e operadores móveis e revelou que mais de 20 organizações já estão a desenvolver a sua estratégia de quinta geração móvel com aquele fabricante. Entre eles encontram-se a Vodafone, a Verizon, a Orange ou a STC. 

A oferta da Cisco abarca serviços, infra-estruturas e automatização. No âmbito dos serviços a Cisco pode “ajudar a desenvolver e programar novos serviços em 5G”. A empresa tem ainda “a capacidade de adaptar a infra-estrutura 5G correta para cada necessidade” e, finalmente, em matéria de automatização visa “tornar a adopção de redes em escala para 5G mais simples de gerir, operar e de proteger”.

De acordo com o fabricante, entre os principais elementos do novo portfólio estão soluções de multi-cloud (ecossistema de clouds privadas, públicas e híbridas); de IP Core, permitindo um único ponto de gestão desde o centro de dados às torres de telecomunicações; uma plataforma unificada para a implementação de serviços sobre bandas de rádio (licenciadas e não licenciadas) e serviços IoT, englobando desde o núcleo até ao extremo da rede; e ainda uma solução de acesso completa que uniformiza cabos, fibra, Wi-Fi e uma vasta gama de soluções de rádio licenciadas.

Acrescem serviços para o cliente, incluindo serviços de colaboração nas redes móveis, serviços virtuais geridos para serviços empresariais baseados na cloud e na plataforma Jasper para IoT. Finalmente, o portfólio inclui serviços de segurança 5G e serviços profissionais para colaborar e desenvolver soluções em conjunto com os clientes.

Serviços inovadores a partir de 2020 

Recorde-se que a tecnologia 5G irá permitir disponibilizar “serviços inovadores a velocidades significativamente mais rápidas, maior capacidade e melhor cobertura para suportar o crescimento exponencial de dispositivos nas redes dos fornecedores de serviços”, recorda a Cisco. Segundo um relatório recente da Cisco, as 5G vão crescer a um ritmo superior 1000%, à escala mundial, a partir de 2020, de 2,3 milhões para mais de 25 milhões em 2021, refere o relatório VNI Mobile 2017 da Cisco.

Durante o Mobile World Congress 2018, que decorre neste momento em Barcelona, “muitas empresas tecnológicas vão focar as suas novidades no espectro, nos equipamentos de rádio ou na arquitetura para suportar serviços 5G”. A Cisco está a demonstrar aos fornecedores de serviço e aos operadores móveis qual a importância de planear a mudança para o 5G.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado