Vendas mundiais de smartphones recuam pela primeira vez

No quarto trimestre de 2017, apenas duas marcas aumentaram as vendas, segundo a Gartner.

Samsung continua a liderar as vendas de smartphones.

As vendas globais de smartphones a utilizadores finais totalizou 408 milhões de unidades no quarto trimestre de 2017, o que representa uma quebra de 5,6% face a ao trimestre homólogo do ano anterior, segundo a Gartner. Esta é a primeira quebra de sempre face ao ano anterior, desde que os analistas começaram a acompanhar este mercado em 2004.

Foram dois factores principais que levaram ao recuo do mercado no trimestre em causa. Segundo Anshul Gupta, director da Gartner, “em primeiro lugar, as mudanças de telemóveis básicos para smartphones abrandaram devido à falta de dispositivos “ultra-low-cost” de qualidade, preferindo os utilizadores continuar a comprar telefones básicos de qualidade.

Em segundo lugar, os utilizadores de smartphones estão a optar por modelos de qualidade e a mantê-los por mais tempo, esticando o ciclo de substituição dos dispositivos. Além disso, enquanto a procura de qualidade elevada, conectividade 4G e melhores câmaras se mantém forte, as expectativas elevadas e os poucos benefícios incrementais na substituição também enfraqueceram as vendas de smartphones”, acrescenta o analista.

Samsung e Apple vendem menos no trimestre

Não obstante a quebra nas vendas de 3,6% no quarto trimestre de 2017, a Samsung mantém a primeira posição no top de vendas. Na segunda posição mantém-se a Apple que também viu as vendas recuar. Segundo a Gartner, apesar das vendas dos modelos Galaxy S8 and S8+ da Samsung estarem a recuar, o sucesso geral desses modelos ajudou a Samsung a melhorar o preço de venda médio.

A Samsung deverá apresentar o sucessor da série Galaxy durante o Mobile World Congress, em Barcelona, no final do corrente mês. De acordo com a Gartner, o lançamento de novos topos de gama poderá incrementar as vendas de smartphones da Samsung no primeiro trimestre deste ano. A Garner acrescenta ainda que, apesar de um volume de vendas significativo da marca assentar em modelos de entrada de gama e preço médio, que enfrentam uma concorrência feroz, reduzindo o contributo para as vendas da marca, o lucro e o preço média de venda de dispositivos Samsung poderá melhorar se os novos topo de gama forem um sucesso.

A quota de mercado da Apple estabilizou no quarto trimestre de 2017 face ao trimestre homólogo do ano anterior, mas as vendas dos iPhone caíram 5%. “A Apple estava numa posição diferente neste trimestre daquela que estava doz meses antes”, diz Gupta. “Tinha três novos smartphones – o iPhone 8, o iPhone 8 Plus e o iPhone X -, mas o seu desempenho no trimestre em causa foi assombrado por dois factores”, diz o analista.

“Em primeiro lugar, a falta de disponibilidade do iPhone X afectou as passagens dos utilizadores mudanças para os modelos iPhone 8 e 8 Plus, uma vez que os utilizadores esperaram para experimentar o modelo mais caro. Em segundo lugar a falta de componentes e os constrangimentos na capacidade de fabrico precederam um ciclo de distribuição mais longo para o iPhone X, que voltou ao normal no início de Dezembro. Antecipamos uma boa procura do iPhone X no primeiro trimestre do ano poderá incrementar as vendas da Apple”, acrescenta Gupta.

Os grandes vencedores do trimestre, segundo a Gartner foram a Huawei e a Xiaomi, os únicos fabricantes que conseguiram crescer face ao trimestre anterior – 7,6 e 79%, respectivamente – e aumentar a quota de mercado. A Huawei introduziu novos smartphones no trimestre, incluindo o Mate 10 Lite, o Honor 6C Pro e o  Enjoy 7S.

Por seu lado, a Xiaomi, com o seu portefólio competitivo, incluindo os modelos Mi e Redmi, contribuíram para o incremento das vendas nos mercados emergentes da Ásia Pacífico e a ganhar quota perdida na China.

“As oportunidades de crescimento da Huawei vão passar por ganhar quota de mercado nessa região e nos EUA”, diz Gupta. Quanto à Xiaomi, o maior mercado fora da China é a Índia, onde irá continuar a apresentar um crescimento acentuado. O aumento das vendas na Indonésia e noutros mercados emergentes da Ásia Pacífico irão posicionar a marca como uma forte marca global”, conclui Gupta.

Vendas anuais de smartphones aumentam 2,7%

No ano completo de 2017, as vendas de smartphones a utilizadores finais totalizou maide de 2,5 mil milhões de unidades, um crescimento de 2,7% face ao ano anterior. A Huawei alcançou a terceira posição, retirando quota à Apple.

No mesmo período, a quota de mercado combinada dos fabricantes chineses entre os cinco maiores fabricantes aumentou ,2%, enquanto que a quota de mercado da Samsung e da Apple, que ocupam as duas primeiras posições, se manteve inalterada.




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