REN inaugurou centro de dados em Riba de Ave

A infra-estrutura irá permitir reforçar a rede de telecomunicações de segurança e de outros sistemas de informação críticos.

A REN – Redes Energéticas Nacionais inaugurou o centro de dados de Riba de Ave que irá servir o grupo EDP e o grupo Nos e clientes da RENTelecom, operadora de redes de telecomunicações do grupo REN e a própria dona da infra-estrutura.

A infra-estrutura será neutral do ponto de vista de operadores de comunicações. Segundo a REN “permite reforçar significativamente a segurança da Rede de Telecomunicações de Segurança (RTS) e outros sistemas de informação críticos da Rede Nacional de Transporte operada pela Rede Eléctrica.

O centro de dados ocupa uma área de cerca de 5000 m2, e inclui 1200 m2 de salas técnicas destinadas a alojar os equipamentos onde residirão os mais diversos e críticos sistemas de informação e telecomunicações do país. Cada uma das três empresas irá utilizar o centro de dados terá espaços técnicos separados e isolados.

O desenho conceptual do centro de dados foi sujeito à revisão pelo Uptime Institute, entidade que a nível mundial, confere e certifica o nível de resiliência e elevada eficiência energética deste tipo de instalações.

Finalizada a construção, o espaço foi sujeito a rigorosas provas de comissionamento e ensaios destinadas a comprovar o seu nível de resiliência a falhas, tendo obtido a certificação Tier III do Uptime Institute, tornando-o numa infraestrutura de referência e excelência tecnológica em Portugal, explica a REN.

O local foi inaugurado pelo ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, e pelo secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches.


Tags


Deixe um comentário

O seu email não será publicado