Open Banking API da SIBS disponível no segundo semestre

A SIBS está a criar uma plataforma para a comunidade bancária nacional que permite o desenvolvimento de serviços inovadores.

Maria Antónia Saldanha, SIBS

Maria Antónia Saldanha, directora de marca e comunicação da SIBS

A SIBS está actualmente a desenvolver um novo ecossistema de Open Banking API, que abrange a comunidade bancária nacional e que, através de uma plataforma comum partilha permite que novos prestadores de serviços de pagamentos, nacionais ou europeus, desenvolvam serviços inovadores tirando partido da directiva PSD2.

A plataforma tem como objectivo “contribuir para que o sistema de pagamentos nacional beneficie das oportunidades que a PSD2 apresenta, e estará disponível no segundo semestre de 2018, avança Maria Antónia Saldanha, directora de marca e comunicação da SIBS.

A responsável explica que, através daquela base as “instituições financeiras podem potenciar serviços de valor acrescentado, como por exemplo uma certificação de morada ou dados de identificação fiscal”. Por seus lado, os novos prestadores  “podem desenvolver novos serviços com informação agregada das contas de pagamento de várias instituições financeiras”. 

E os consumidores passam a “beneficiar de maior oferta de serviços digitais, quer para acesso a dados das suas contas bancárias, quer para a iniciação de pagamentos”.

Neste momento “ainda não é possível detalhar que serviços irão estar imediatamente disponíveis ou que entidades integrarão este ecossistema, além dos bancos com actividade em Portugal.

Além do desenvolvimento da plataforma, a SIBS dedicou a segunda edição do programa PayForward àquele “ecossistema”. O objectivo passa por  seleccionar startups com “soluções para empresas e particulares no contexto da Open Banking API, que possam incorporar o desenvolvimento da referida plataforma”, avança Maria Antónia Saldanha.

Neste momento “ainda não é possível detalhar que serviços irão estar imediatamente disponíveis ou que entidades integrarão este ecossistema, além dos bancos com actividade em Portugal, e que fazem parte do projeto desde a sua origem”, afirma a directora de marca e de comunicação da empresa.

Segundo a porta-voz, a estratégia cumpre ainda a visão de criar um modelo colaborativo e de partilha entre vários tipos, segmentos e níveis de intervenientes.

Ambiente de API vai usufruir de sistema anti-fraude Paywatch

A solução de Open Banking API vai também beneficiar dos serviços de segurança e deteção de fraude (Paywatch), incluindo o solução de analítica para detecção de fraude em tempo-real, que resulta da parceria entre a SIBS e a IBM. O sistema agrega “o know-how e procedimentos de segurança e antifraude da SIBS com a tecnologia ‘cognitiva’ de última geração da IBM com base no Watson”, explica Maria Antónia Saldanha.

Através da parceria o Paywatch “terá capacidades analíticas avançadas e inteligência artificial, num modelo ‘Fraud Prevention as a Service’ (FPaaS) para dar resposta a  novos desafios e oportunidades de mercado”, como aqueles associados às plataformas de Application Programming Interfaces (API).

A solução Paywatch, explica a responsável, também contribui para cumprir os objectivos da PSD2, porque “esta define um conjunto de requisitos de segurança a respeitar na execução de operações de pagamento e impõe aos prestadores de serviços de pagamento maiores responsabilidades na execução de operações de pagamento não autorizadas”.

Maria Antónia Saldanha defende que “o atual sistema de pagamentos gerido pela SIBS tem um nível de segurança quatro vezes superior à média da Europa” . Globalmente, a PSD2 abre o mercado a novos serviços e à utilização de API que permitem, aos prestadores destes serviços, aceder a dados de contas bancárias ou iniciar pagamentos, sempre mediante autorização prévia dos consumidores.

Permite também que os novos serviços tanto possam ser prestados pelos actuais Prestadores de Serviços de Pagamento (caso das Instituições Financeiras), como pelos novos intervenientes.




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