A empresa quer contribuir para uma economia cada vez mais digital e cashless.
A SIBS vai lançar este ano uma nova infra-estrutura de pagamentos assente em standards europeus. O SIBS Instant Payment é um sistema integrado assente nas componentes da actual infra-estrutura de pagamentos desenvolvida e gerida pela SIBS em Portugal. Este é um dos grandes investimentos da SIBS para o corrente ano.
A nova plataforma é funcionalmente mais abrangente que outras soluções europeias, explica Maria Antónia Saldanha, directora de marca e comunicação da SIBS, estando “perfeitamente adaptada às necessidades dos bancos nacionais pela potenciação de muitas das componentes e investimentos já realizados no sistema de pagamentos português”, acrescenta.
“Com esta plataforma será alargada a abrangência do MB Way e irá representar uma nova solução de pagamentos para o retalho, que permite transferências a crédito (SEPA) e account-to- account em menos de 10 segundos”, assinala Maria Antónia Saldanha, em resposta às questões colocadas pelo Computerworld após a Banking Summit, onde Teresa Mesquita, directora de gestão de produto da SIBS, foi oradora. Segundo a responsável, “a plataforma de pagamentos digitais facilita às empresas a integração tecnológica dos vários meios de pagamento, contribuindo desta forma para tornar mais simples, acessível e segura a presença das empresas no e-commerce”.
Esta iniciativa integra a estratégia e “roadmap” de crescimento e inovação a médio prazo da SIBS, que “passa por investimentos relevantes para promover a evolução nos vários mercados onde opera e melhor responder às necessidades dos seus clientes para, assim, antecipar o futuro dos pagamentos”, acrescenta a directora de comunicação.
Em 2016, num relatório sobre sistemas de pagamento, o Banco de Portugal antecipava que, independentemente da solução adoptada, “é expectável que os pagamentos instantâneos se tornem preponderantes nos próximos anos”.
O investimento da SIBS permite minimizar os investimentos dos parceiros, porque responde a múltiplas exigências como por exemplo a “conformidade com as regras de implementação de “Instant Payments SEPA CT” (SEPA Credit Transfer)”, a “articulação com o Banco de Portugal e com os grupos de trabalho inter-bancários das transferências a crédito, débitos directos e TARGET2” e o “alinhamento com a estrutura de interoperabilidade definida pela EACHA (European Automated Clearing House Association)”.
MB Way movimenta 30 milhões de euros por mês
Durante a cimeira da banca (Bank Summit), realizada esta semana em Lisboa, numa organização conjunta da Associação Portuguesa de Bancos e da SIBS, Teresa Mesquita revelou que, actualmente, o MB Way já conta com 550 mil utilizadores que fazem cerca de um milhão de pagamentos por mês, com o valor de cerca de 30 milhões de euros. Com as funcionalidades e parcerias que têm vindo a ser integradas e desenvolvidas em torno da solução, as perspectivas futuras “são muito positivas”, avançou posteriormente Maria Antónia Saldanha.
O MB Way permite fazer transferências imediatas, compras online e “in-app”, geração de cartões MB Net, fazer levantamentos sem cartão ou pagar através do recurso à tecnologia NFC (Near Field Communication) em dispositivos Android (esta funcionalidade foi lançada em Novembro de 2017). Para breve está o lançamento da opção de pagamento com QR Code, que complementa o pagamento NFC nos equipamentos Android e permite também a utilização de dispositivos iOS.
Com a tecnologia NFC basta tocar com o telemóvel no TPA para pagar, sem necessidade de colocar PIN (para compras inferiores a 20 euros) e sem acesso a dados Este meio de pagamento já representa mais 10% do total das compras realizadas com MB WAY.
A par das funcionalidades que têm sido gradualmente introduzidas, a SIBS tem também procurado promover a solução através de parcerias com comerciantes e desenvolvido campanhas de utilização em datas especiais (como a Black Friday) ou a propósito da introdução de novas funcionalidades, como foi o caso do lançamento do MB Way com NFC. Outra iniciativa de promoção é o MB Way Challenge que habilita os mais de 100 mil jogadores inscritos a ganhar prémios por utilizar e recomendar o serviço.
MB Way presente em mais de mil lojas físicas
A SIBS está actualmente a disponibilizar o MB Way junto dos retalhistas com físicas. Segundo Maria Antónia Saldanha, a rede já abrange mais de mil comerciantes que oferecem nas suas lojas – físicas e/ou online – este método de pagamento. Para já a rede é composta por “grandes insígnias de vários sectores de actividade, como Continente, Fnac, H3, Jumbo, Douglas, La Redoute, Lanidor, Throttleman, Wook ou Pingo Doce”, mas também as lojas online do Sport Lisboa e Benfica e do Sporting Clube de Portugal, entre outras.
Com o MB Way, disponibilizado nas lojas físicas através dos tradicionais terminais de pagamento automático (TPA), os comerciantes disponibilizam mais um meio de pagamento aos seus clientes, com os custos inerentes à contratualização do serviço com um dos bancos aderentes.
Segundo Maria Antónia Saldanha, esta opção “reduz a taxa de abandono, no caso do comércio electrónico” e aumenta a probabilidade de fidelização. Além disso, “as transacções são protegidas pela SIBS, tal como qualquer operação Multibanco, o que representa uma garantia de confiança adicional”.