SAP prevê facturar mais na cloud do que nas licenças em 2018

Será a primeira vez para o fabricante e um factor impulsionador disso é a compra da Callidus, fornecedor de software de gestão de recursos humanos em cloud.

Bill Mcdermott, CEO da SAP

A SAP ambiciona atingir os 8 mil milhões de euros de receitas em cloud computing no ano de 2020. Mas já para 2018 prevê que as receitas oriundas da disponibilização de software como um serviço (SaaS, sigla em inglês) suplantem aquelas de licenças.

Até 31 de Dezembro de 2017, as novas “reservas” para cloud aumentaram 26%, até 1,45 mil milhões de euros. As receitas de subscrição de suporte atingiram 3,77 mil milhões enquanto o negócio de licenças de software mais tradicional, manteve um crescimento de 2% para 4,87, mil milhões.

A evolução levou o CEO, Bill McDermott , a fazer a referida previsão, na apresentação de resultados ocorrida esta semana.

A receita total do ano subiu 6% para 23,5 mil milhões, gerando um lucro operacional de 4,9 mil milhões (IFRS). Todavia, e infelizmente, a SAP não segmenta as receitas por as implementações em instalações do cliente, face às encomendas em cloud. Nem diz que receitas são relativas ao software ERP de nova geração.

CallidusCloud com impacto previsto no negócio de CRM

Na apresentação de resultados, o fabricante anunciou a compra da aquisição da Callidus Software, por 2,4 mil milhões de dólares. A oferta deste fornecedor, a CallidusCloud disponibiliza sistemas baseados em cloud para gestão de recursos humanos, vendas, prospecções , marketing e software de experiência do cliente. Existem sinergias naturais aqui com o portefólio da SAP em cloud, para a área de recursos humanos e vendas.

Mas a aquisição deverá constituir sobretudo um impulso para as capacidades da SAP no mercado de CRM. A Callidus registou uma receita de 207 milhões de dólares em 2016, incluindo vendas de SaaS no valor de 152 milhões de dólares.

Um contributo interessante para as ambições da SAP, nas receitas de cloud.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado