Eclipse considera criar novo IDE para Rust

Interessa aos programadores ter um IDE melhor para a linguagem e o suporte à tecnologia manifestado pela Microsoft, no Visual Studio, obteve a atenção da fundação.

Engenheiros da Red Hat e da Eclipse Foundation estão a considerar desenvolver um projecto de ambiente de desenvolvimento integrado (IDE, sigla em inglês) específico para Rust. A linguagem promovida pela Mozilla, vem ganhando presença entre a comunidade mundial de programadores ultimamente.

Mas alguns desejam um melhor em IDE para a linguagem, proposta para oferecer maior velocidade de desenvolvimento, segurança e facilidade de utilização.

A Eclipse está a usar o nome RedOx, como denominação reservada para o projecto de IDE proposto. Os programadores podem descarregar o código no Eclipse Marketplace.

Se aprovado, o projecto proporcionará um ambiente para criação de projectos, código de depuração, execução de conjuntos de testes e empacotamento e implantação. O desenvolvimento para o Cargo, o gestor de pacotes da Rust, também ficaria capacitado.

Mas o suporte do IDE para esse componente, usado nas bibliotecas Rust, não seria abordado no RedOx. A decisão sobre o destino da RedOx está, contudo, a vários meses de distância.

A fundação vê a oportunidade de desenvolver um “plugin” baseado em linguagem, para servidor e de suporte à Rust no IDE Eclipse, dada a integração do Visual Studio com o Rust Language Server.

A Eclipse disse que o editor de código do Visual Studio, da Microsoft, incide numa parte considerável do desenvolvimento Rust, graças à sua integração com o Rust Language Server. Por isso a fundação vê a oportunidade de desenvolver um “plugin” baseado em linguagem, para servidor e de suporte à Rust no IDE Eclipse.

O RedOx não representará a primeira vez que a Eclipse se envolveu no desenvolvimento em Rust. A fundação já teve um IDE para a linguagem, o RustDT, mas já não é mantido activamente.

Não existe nenhuma relação entre o projecto RedOx proposto peao Eclipse e o projecto Redox OS para Rust.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado