O novo Centro de Controlo Smart City em Lagoa inaugurou. A infra-estrutura materializa a promessa da NOS e da Câmara Municipal de Lagoa de transformar este município na primeira Smart City do Algarve.
O primeiro Centro de Controlo Smart City da região algarvia foi ontem inaugurado em Lagoa. O arranque do projecto resulta de um protocolo de cooperação anteriormente firmado entre a NOS e a Câmara Municipal de Lagoa.
Situado no Parque Municipal de Feiras e Exposições de Lagoa, este Centro de Controlo encontra-se em funcionamento permanente com o acompanhamento dos técnicos especializados da NOS, recolhendo dados de sensorização, assim como situações reportadas pelos cidadãos. Estes dados depois de recolhidos e analisados dão inicio aos respectivos processos de resolução através da plataforma/app disponibilizada online para o efeito.
Nesta fase inicial o Centro de Controlo da CM de Lagoa monitoriza situações reportadas pelos munícipes referentes a águas e saneamento; jardins; limpeza/ resíduos; fiscalização (obras) e infra-estruturas.
Monitorização irá estender-se a múltiplas valências
Futuramente está previsto que a monitorização se estenda a áreas como o turismo e electricidade e que conte com a ajuda de uma rede de sensores espalhados pelo concelho, optimizando a interacção e proximidade entre autarquia e munícipes em prol de uma comunicação e gestão de recursos mais participativa e eficiente, promovendo a mobilidade, segurança e acessibilidade.
A NOS assegura a rede e tecnologia necessárias, os equipamentos, formação especializada dos técnicos e, nesta fase inicial, tem três recursos permanentemente alocados ao projecto.
A cerimónia de inauguração contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Francisco Martins, e de Tiago Ribeiro, responsável pela área de desenvolvimento de negócio corporate da NOS.
Ao inaugurar primeiro Centro de Controlo do Algarve no sentido de criar uma cidade inteligente, o presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Francisco Martins, considerou “importante dar este passo” pois, “quando se fala em cidades inteligentes vocacionadas para a racionalização e monitorização da gestão de todo o sector energético, sistema de abastecimento de água, de resíduos ou até de modernização administrativa, cumprem-se os pilares definidos no plano estratégico que se delineou para o futuro de Lagoa”.
O centro marca o início de “uma nova” era na relação entre munícipes e autarquia que, “por via da inovação tecnológica, acentua a partilha de informação e conhecimento, a interacção e a proximidade”, assinala Manuel Ramalho Eanes, administrador da NOS. O administrador avança que a NOS pretende expandir a iniciativa a todo o território nacional “articulando as nossas soluções tecnológicas e expertise com as ambições de modernização das autarquias para melhorar a prestação dos seus serviços, reduzindo os custos inerentes, em nome de uma maior sustentabilidade e melhor qualidade de vida para os seus munícipes”.