Independentemente do tamanho da implementação os novos clientes vão pagar três dólares por utilizador activo, na oferta Premium.
O Facebook mudou o preço da sua rede social para empresa, a Workplace Enterprise, decisão resultará em custos mais altos para alguns dos novos clientes. Desde a semana passada, o Workplace Premium passa a custar três dólares por utilizador activo, independentemente do tamanho da implantação.
O Workplace tem duas ofertas com níveis de custos diferentes. A versão básica é gratuita (lançada em Abril de 2017). E a oferta Premium é paga oferecendo recursos adicionais para empresas maiores, como controlos de gestão e integrações com aplicações de terceiros.
Até à semana passada, os custos do Workplace Premium eram baseados num modelo de preços escalonado, com as organizações a pagarem menos por implementações maiores do software. Aos clientes eram cobrados três dólares por utilizador activo para os primeiros mil para activos.
Pelos nove mil seguintes eram cobrados dois dólares por pessoa. E finalmente, um dólar por cada utilizador activo adicional. “As organizações disseram-nos que querem uma estrutura de preços directa”, disse um porta-voz da Facebook.
“Acreditamos que a actualização de hoje mantém o preço do trabalho justo, simples e previsível”. Embora as mudanças simplifiquem a estrutura de preços, isso significa que as implantações para mais de mil utilizadores activos custarão mais.
Os clientes do Workplace existentes manterão o preço conforme os termos do contrato actual.
Mas esta mudança só vai afectar os novos clientes: os clientes do Workplace existentes manterão o preço conforme os termos do contrato actual. E as organizações sem fins lucrativos e funcionários de instituições educacionais ainda poderão aceder gratuitamente o Workplace Premium.
O Workplace é principalmente uma ferramenta de rede social empresarial, em vez de um aplicação de conversação em grupo, ao estilo da Slack ou do Teams da Microsoft. É, no entanto, considerado um concorrente no mercado de software para colaboração em equipa, no qual existe muita concorrência.
Embora seja difícil fazer comparações directas de preços com a Slack devido à funcionalidade diferente das duas ferramentas, o Workplace continua a ser a opção mais barata, apesar das mudanças actuais na sua estrutura de preços. Contudo a Slack também disponibiliza uma versão básica do seu software gratuita.
Nos últimos meses, a Facebook adicionou novos recursos e parcerias ligadas ao Workplace, incluindo a sua aplicação de desktop Workplace Chat, que oferece partilha de ecrã e video-chamadas instantâneas para grupos. Também passou a suportar várias integrações com terceiros, adicionando uma plataforma de colaboração sobre documentos, Quip, da Salesforce, em Novembro passado.
Dessa forma facilita a partilha de ficheiros do Quip no Workplace. Outra parceria com a empresa de armazenamento em cloud, a Box foi anunciada em Outubro.
A plataforma já é utilizada por mais de 30 mil organizações em todo o mundo e recentemente convenceu alguns grandes clientes, incluindo a Walmart e Virgin Atlantic, onde é usada por sete mil funcionários.