Nova moeda solidária para donativos “suspensos”

A Kind Coin é uma plataforma que permite fazer donativos suspensos em lojas que são posteriormente convertidos em bens para instituições de solidariedade social.

A Kind Coin é uma plataforma de solidariedade. Através desta rede de angariação de bens e produtos, sem necessidade de intermediação, é possível fazer donativos suspensos em estabelecimentos comerciais, que são, posteriormente convertidos nos bens que as instituições de solidariedade social mais necessitam, avança comunicado.

Os estabelecimentos parceiros e as instituições de solidariedade social devem-se inscrever na plataforma para se tornarem elegíveis para converter e receber, respectivamente, o valor.

O utilizador descarrega a aplicação gratuita na App Store ou na Play Store, cria uma conta e pode a partir desse momento contribuir directamente na aplicação, doando as suas Kind Coins ao parceiro comercial que desejar (restaurante, supermercado, farmácia, serviço jurídico, entre outros). Cada Kind Coin é equivalente a um euro.

O valor fica suspenso na plataforma até atingir o valor estipulado entre o parceiro e a Kind Coin. Nessa altura a instituição de solidariedade parceira mais próxima pode trocar o valor por produtos (alimentos, serviços, medicamentos, entre outros). O utilizador é então notificado sobre a Instituição social destinatária do seu contributo.

As instituições inscritas na plataforma dependem dos contributos feitos nos estabelecimentos parceiros nas suas imediações, identificadas através de um sistema de geolocalização. O objectivo é promover a entreajuda e solidariedade nas comunidades.

 “A nossa missão traduz-se na constante procura de criação de valor através de uma relação assente na proximidade, na dignidade humana e na mudança de comportamento”, afirma Maria Vieira da Silva, co-fundadora da rede Kind Coin.

Através da aplicação, os utilizadores podem também integrar a pool de partilha e a pool de troca, permitindo-lhes fazer chegar os seus produtos a quem mais precisam – as instituições são notificadas quando o utilizador coloca na plataforma ou item para doar.

Como forma de sustentar as despesas de manutenção da plataforma, a Kind Coin cobra uma comissão de 5% sobre cada contributo. 




Deixe um comentário

O seu email não será publicado