A abertura de conta digital, com recurso a tecnologia da startup Loqr, é apenas a primeira fase de uma relação que se pretende manter continuamente digital com o cliente, explica a startup.
O banco BIG optou por um processo que permite a abertura de uma conta bancária, à distância, de acordo com os novos requisitos do Banco de Portugal.
A startup portuguesa Loqr foi escolhida pelo banco para a implementação de uma solução, totalmente portuguesa, de abertura digital de contas bancárias para novos clientes. A tecnologia dispensa a deslocação a um balcão para preencher ou assinar papéis. O processo pode realizar-se através de smartphone ou de uma página web.
A Loqr é uma startup nacional que opera em colaboração com o sector financeiro para a digitalização completa no relacionamento com o cliente. A empresa posiciona-se como “uma empresa portuguesa de cibersegurança que actua na área de gestão holística de identidades, autenticação e acessos”.
Com a abertura de conta digital, os novos clientes podem, de forma simplificada, registar a sua informação de identificação, verificar a mesma em entrevista por videoconferência assistida a que se segue a imediata assinatura do contrato de abertura de conta, através de um mecanismo de assinatura electrónica, com validade legal equivalente à assinatura manuscrita.
A abertura de conta “é apenas a primeira fase de uma relação que se pretende manter continuamente digital com o cliente, mesmo que envolva a intervenção remota de um gestor de conta do cliente”, explica a startup em comunicado.
Com esta solução integrada, após a abertura de uma conta, o cliente “passa a ter disponíveis mecanismos de autenticação seguros e de fácil utilização, em cumprimento das normativas europeias que passaram a ser requeridas à banca, este ano”.
Sempre que a interacção com o cliente obrigue a uma assinatura, o sistema poderá gerar uma assinatura digital sobre um documento, de imediato, em qualquer lugar e a qualquer hora, com elevado controlo e segurança, detalha a startup portuguesa.
Genericamente, as soluções que a Loqr implementa permitem “assegurar todos os ciclos de gestão da identidade, incluindo o registo e validação de pessoas em processos personalizados de criação de identidade digital, a verificação da autenticidade da pessoa na execução de operações digitais e o controlo dos direitos e requisitos de acesso a operações solicitadas”.
A Loqr foi reconhecida, no final do ano passado, durante a Web Summit e no Paychallenge: rethinking Payment Services.