Siscog vai equipar ferroviária da Catalunha

A Ferrocarrils de la Generalitat de Catalunya (FGC) implantou um novo sistema para planeamento de turnos na trabalho de maquinistas.

Oriol Juncadella i Fortuny, director da FGC Operadora

A Siscog foi contratada para fornecer um sistema de planeamento dos turnos de trabalho para três linhas da Ferrocarrils de la Generalitat de Catalunya (FGC). A empresa estatal na Catalunha, responsável pelo transporte ferroviário dentro e à volta da cidade de Barcelona, tem de executar o processo manualmente.

O operador de transportes passará a utilizar um sistema baseado no produto Crews, da Siscog, concebido para acelerar e facilitar a tomada de decisão relativas ao planeamento dos turnos de trabalho de cerca de 300 maquinistas. A nova ferramenta deverá garantir, com automatismos, a conformidade com diferentes regras laborais e no contexto dos objectivos de gestão da empresa.

Ao mesmo tempo o sistema deverá permite a realização de estudos e simulações de dimensionamento da sua operação, diz a Siscog. Na base do sistema está o “optimizador”, preparado para oferecer um leque muito alargado de critérios de optimização com a possibilidade de se definirem múltiplos objectivos.

“Este optimizador é dotado de algoritmos baseados em modelos de investigação operacional e inteligência artificial”, diz a Siscog. O director da FGC Operadora, Oriol Juncadella i Fortuny, sublinha a importância de transformar o planeamento de turnos dos maquinistas num processo mais flexível, ágil e optimizado, melhorando desse modo todo o processo de elaboração de novos itinerários na empresa.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado