WPA3 avança nos routers de Wi-Fi este ano

A norma de segurança oferece evoluções na cifra e gestão de autenticação e em 2018 haverá ainda actualizações para a WPA2.

No Consumer Electronics Show (CES), a Wi-Fi Alliance anunciou esta semana, o WPA3, cujas melhorias serão lançadas gradualmente em 2018 nos novos dispositivos.. A organização também anunciou várias melhorias na especificação WPA2 actual, (em vigor desde 2004), procurando protegê-la enquanto os dispositivos compatíveis com WPA3, avançam para o mercado.

As principais melhorias da mais recente norma incluem cifra de dados individualizada, dificultando a intercepção por hackers a monitorizarem redes públicas de Wi-Fi. Mais importante ainda, o WPA3 também impõe a interacção com a rede quando uma password é inserida.

Isso servirá para sinalizando ao ponto de acesso ou router que alguém está a tentar adivinhar a password associada e permitirá estabelecer um limite de tentativas ou suposições. Sem as protecções activadas pelo WPA3, potenciais intrusos podem simplesmente tentar novamente passwords comuns, como “123456”, até acertarem.

Com o WPA3, o router pode ser configurado para restringir o acesso ou até mesmo notificar que alguém (um vizinho intrometido, por exemplo) está a tentar aceder à rede. O WPA3 também contém uma suíte de segurança de 192 bits, alinhada com o Commercial National Security Algorithm (CNSA) do Committee on National Security Systems(CNSA), dos EUA.

As empresas fornecedoras de equipamento de Wi-Fi têm agora de submeter equipamentos a testes e garantir  que usam cifra de 128 bits nas ligações.

Uma medida para ajudar a proteger redes do governamentais daquele país e outras redes seguras, diz a Alliance. A Aliança Wi-Fi também formalizou algumas evoluções práticas na WPA2, de acordo com o site Dark Reading.

As empresas fornecedoras de equipamento de Wi-Fi têm agora de submeter equipamentos a testes, garantindo que os seus produtos se comportam de forma responsável ao usar protocolos de segurança e usam cifra de 128 bits nas ligações.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado