Fidelidade centraliza comunicação interna em intranet

O grupo segurador escolheu a Create IT para implementar uma intranet com o objectivo de centralizar e agilizar a comunicação interna.

O grupo segurador adoptou uma plataforma de comunicação interna que tem como objectivo centralizar toda a informação útil e funcionalidades essenciais para o trabalho diário em todas as empresas do grupo, explica a Create IT em comunicado.

A tecnológica portuguesa, que se foca no desenvolvimento de sistemas multi-plataforma críticos e de suporte ao negócio foi seleccionada para implantar a intranet cujos primeiros resultados foram agora divulgados.

A Fidelidade, seguradora que trabalha os ramos vida e não vida, precisava de uma “porta única de entrada nas intranets do grupo” com o objectivo de “melhorar a comunicação e reforçar o sentimento de pertença de cada pessoa que integra o Grupo”, incluindo colaboradores, a que acrescem prestadores de serviço, estagiários e outros vínculos similares, alcançado mais de 5000 utilizadores.  

A necessidade passava por “criar uma plataforma de comunicação interna que fosse não só um veículo de desenvolvimento cultural do Grupo, mas também um instrumento de trabalho e uma ferramenta útil para a partilha de informação essencial ao negócio das diversas empresas: Multicare, Via Directa, Universal Seguros, DIN (Garantia, Fidelidade Moçambique e Macau) e Gente com Ideias (programa de Responsabilidade Social)”.

Por recomendação da By, a empresa de design contratada pela Fidelidade, surgiu o contacto com a Create IT. Com o tempo e o “desenvolvimento de uma relação de confiança” as equipas de cada uma das empresas acabaram por se fundir numa única equipa composta por membros da Create IT, By e Fidelidade”, explicou Sara Oliveira, responsável pelo projecto na Create IT.

A solução encontrada foi o desenvolvimento e implementação de uma intranet “chapéu”, em SharePoint, que serve de porta de entrada para todas as intranets do grupo. A intranet inclui funcionalidades úteis para os colaboradores entre as quais se destacam o Perfil de Utilizador e Portal de Colaborador.

A intranet foi desenvolvida com base na metodologia scrum, desconhecida até então pela Fidelidade

Teresa Ramalho, responsável de Comunicação Interna da Fidelidade, acrescenta que a “Intranet Be Fidelidade” cumpre o objectivo de unir todos os colaboradores num só portal. Aí são comunicadas notícias transversais às empresas do grupo, os colaboradores interagem uns com os outros, sendo promovido o networking profissional.

O desenvolvimento tirou partido da metodologia scrum, “nova para a Fidelidade”, que se “revelou extremamente eficaz, assinala Teresa Ramalho. Essa equipa era composta por elementos da By, da Create IT e da Fidelidade.

A nova intranet reforçou o “sentimento de pertença global ao grupo”, porque cada pessoa acede à intranet do Grupo e não da empresa em que trabalha. Facilitou o acesso à informação – devido à centralização e contribui para uma “comunicação mais ágil e eficiente”.

“Conseguimos responder a todos os requisitos do projecto, mantendo um excelente ambiente de equipa até ao final”, conclui Sara Oliveira.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado