Antevisão sobre as TIC em 2018

O Computerworld faz uma pausa na sua actividade, entre o Natal e o Ano Novo, com votos de Boas Festas para todos. Antes, reúne um conjunto de previsões sobre a evolução das TIC para o próximo ano.

Se em 2018 a implantação de tecnologia Wi-Fi deverá evoluir em torno da norma 802.11ac  Wave 2 outros segmentos prometem maior dinâmica. A adopção de sistemas de hiper-convergência tende a aumentar, enquanto a de redes de IoT sugere aplicações particularmente interessantes.

A cibersegurança está por definição envolta em incerteza. Embora alguns problemas e ameaças sejam perenes há tendências que ganham força. Por exemplo, a desconfiança sobre a capacidade de as organizações em manter os dados em segurança, deverá aumentar.  Curiosamente, como dano colateral do combate ao cibercrime.

Com a aplicação prática e efectiva do Regulamento Geral de Protecção de Dados no horizonte, pensa-se que a Comissão Europeia vai rapidamente penalizar uma organização em incumprimento, para estabelecer um precedente.

Em 2018 deverá haver maior aplicação de redes de IoT a muita tecnologia existente, além de melhorias na facilidade de gestão. Prevê-se também uma conjugação mais integrada com “edge computing” e analítica.

No patamar da cloud computing as ofertas para cloud privada e arquitecturas híbridas de TI estarão associadas a um grande crescimento, em 2018.

Mas seguem-se outras previsões, além destas, melhor contextualizadas:

 5 ameaças para levar a sério na mobilidade em 2018;

‒ 10 tendências tecnológicas estratégicas para 2018;

Previsões para o mercado de cloud híbrida em 2018;

Adopção de hiper-convergência deverá acelerar em 2018;

‒ Antevisão sobre o segmento dos PC em 2018;

 Como deverão evoluir os datacenters nos próximos anos;

 Aplicações mais interessantes da IoT para 2018;

 Macworld revê 2017 e antecipa 2018;

 Wi-Fi Wave 2 manterá estatuto em 2018;

Previsões de cibersegurança para 2018;

Tendências mais fortes em IoT para 2018;

Razões para 2018 ser o ano da WAN;

Investimento em segurança deverá aumentar 8% em 2018;

Cinco ameaças à segurança de informação que vão dominar 2018 .

 




Deixe um comentário

O seu email não será publicado