Novo compilador para converter Go em JavaScript

A versão beta do compilador de código aberto, Joy, tem a mesma função do GopherJS: levar a abordagem da Go ao desenvolvimento em JavaScript.

Os programadores que querem utilizar a linguagem Google Go, também conhecido por Golang, para programação para Internet, já podem experimentar o compilador open source Joy , o qual promete – quando chegar à versão de produção – transformar código Go em JavaScript.

Com o Joy, o código idiomático de Go será traduzido em JavaScript que vai funcionar em qualquer browser (como o código ECMAScript 3 e o código ECMAScript 5, igualmente em perspectiva), asseguram os gestores do projecto de open source.

Isso também significa que os programadores JavaSript vão poder utilizar sistemas de tipo da Go, e ferramentas associadas. O criador do projecto Joy, Mathew Mueller diz que o trabalho de suporte à tradução de Go para JavaScript está 90% completo.

Está previsto que a ferramenta possibilite a tradução para outras variações de JavaScript, assim como para a compilação do formato portátil de código WebAssembly. Os planos passam ainda pelo suporte do Joy à biblioteca React JavaScript UI e ao Preact, uma alternativa à React.

O compilador Joy vai analisar código numa árvore sintáctica abstracta ou (AST, sigla em inglês), indexar esses processos e criar um gráfico de dependências. A AST Go será então traduzida para uma AST de JavaScript, sobre qual se vai criar o  software JavaScript.

A versão beta do compilador Joy pode ser descarregada a partir do GitHub.

Outras funcionalidades do Joy:

– Sistema macro simples para integrar com JavaScript já existente;

– Suporte à utilização das ferramentas de análise da Go Static para eliminar código morto;

– Base para uso do “Headless Chrome” de forma integrada, visando a execução do browser Chrome em ambiente “headless” e com o objectivo executar “scripts”;

– Capacidade de entrega de “runtime “reduzido quando necessário.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado