Os cash & carry já tinham investido em sistemas de gestão de armazéns, de mobilidade de forças de venda e de analítica. O mais recente projecto passou por optimizar os POS. A Inovflow integrou a solução Primavera.
A rede de cash & carry da Garcias renovou as saídas de loja com tecnologia Primavera integrada pela Inovflow. O projecto é mais uma etapa na estratégia de transformação digital do grossista especializada na distribuição de vinhos e bebidas espirituosas que tem como objectivo final modernizar e automatizar processos.
O projecto envolveu a implementação do novo sistema de POS em cinco lojas e na sede da empresa. A Inovflow foi o integrador escolhido, empresa à qual a Garcias tem confiado a concretização do processo de transformação digital, incluindo projectos de gestão de armazéns, mobilidade da força de vendas e analítica.
Nas fases anteriores da transformação digital da Garcias, a integradora portuguesa implantou a solução de gestão de armazéns que “diminuiu 67% o tempo de preparação de cargas com o Primavera Eye Peak”, trabalhou na mobilidade da força de vendas, que permite aos comerciais “fechar negócios em qualquer altura e lugar com o Primavera Mobile Sales” e implementou a solução de analítica para “acelerar e tornar mais assertiva” a tomada de decisões com o Primavera Business Analytics”.
O passo seguinte “foi melhorar e optimizar o trabalho nos cash & carry”. Segundo a Inovflow foi necessário “eliminar as entropias de funcionamento provocadas pela imensidão e dispersão dos dados existentes e pelas deficiências de conexão em algumas zonas do Continente e Ilhas”, o que tornava “as operações mais lentas e não permitia dar um atendimento de excelência ao cliente”.
O projecto foi implementado em três meses, em cinco cashs & carry – no Continente, na Madeira e nos Açores – e na sede. A Inovflow foi responsável pela consultoria e desenho da solução, implementação, formação dos diversos intervenientes, acompanhamento do arranque, análise dos resultados e suporte.
A Garcias utilizava uma intranet ligada via “remote desktop” à sede. Para ultrapassar o problema a solução encontrada foi “tornar cada um dos cash & carry autónomo, sem necessidade de comunicações constantes à sede, mantendo a mesma fiabilidade e segurança de informação”.
Devido aos “excelentes resultados” do trabalho desenvolvido anteriormente foi natural a escolha da Inovflow. Filipa Garcia, administradora da Garcias, explica que a integradora já conhecia e tinha um “know how profundo do modus operandis da Garcias” a que se soma o “domínio completo das soluções da Primavera”.
Solução dá mais autonomia a cada unidade
O projecto incluiu a implementação do software POS Primavera Tlim em todos os cash & carry da Garcias, com sincronizações diárias com a sede para manter actualizada a informação financeira e logística de e para a sede. A solução permite uma “gestão e controlo global de frente de loja” com base num “layout sofisticado, atractivo e moderno (touchscreen)”, explica a Inovflow.
A tónica está assente na facilidade de utilização e no ambiente de trabalho intuitivo e personalizado. A solução também pode ser utilizada off-line, com a integração efectuada entre o ERP e o Tlim.
O projecto foi implementado em três meses, em cinco cashs & carry – no Continente, na Madeira e nos Açores – e na sede. A Inovflow foi responsável pela consultoria e desenho da solução, implementação, formação dos diversos intervenientes, acompanhamento do arranque, análise dos resultados e suporte.
Com este projecto “cada cash & carry da Garcias ganhou autonomia, não dependendo de uma intranet única para o seu funcionamento. “Retirámos complexidade ao modo de funcionamento dos cash & carry, conseguimos uma gestão integrada do negócio e o atendimento aos clientes tornou-se mais rápido e eficiente, esperando-se um aumento do volume de vendas em cada local”, acrescenta a responsável da Garcias.
Os próximos passos têm por base uma reorganização no cardex da Garcias com vista à maior automatização do processo logístico da organização em oito localizações, e a criação de soluções para expandir os canais de vendas: web, portais e outros.