A nova responsável pelo segmento empresarial quer que os serviços cloud representem 60% da faturação ainda durante o corrente ano fiscal.

Ana Maria Lopes, directora do segmento empresarial da Microsoft Portugal
Ana Maria Lopes é a nova directora do segmento empresarial da Microsoft. Era até agora directora executiva de PME, parceiros e soluções. Acumula o cargo com a actual posição na estrutura da comissão executiva da subsidiária portuguesa.
A nova directora para o segmento empresarial trabalha na empresa há sete anos e irá agora ter a seu cargo a gestão da relação com as maiores empresas portuguesas, assumindo a “missão de apoiá-las no seu caminho de inovação e de transformação digital no mercado global”, explica a empresa em comunicado.
A nova responsável tem a ambição de “atingir 60% da sua faturação em serviços na cloud, ainda este ano fiscal, que termina em junho de 2018”, um dos objectivos da subsidiária nacional. Assinala que, mais do que um objectivo financeiro, este número reflecte que “as empresas portuguesas estão, de facto, a transformar-se, a inovar e a repensar os seus negócios”, assegura Ana Maria Lopes. Avança ainda que nos próximos três anos queremos que este número evolua para os 80%”.
Para esse objectivo prosseguem as intenções da gestora de ajudar as empresas a “optimizar as suas operações, capacitar os seus colaboradores, transformar os seus produtos e a forma como se relacionam com os seus clientes”, assinala Ana Maria Lopes que acredita que “mesmo os negócios tradicionais podem ser, hoje, negócios digitais”.
A subsidiária já se destaca entre o grupo de 14 países nos quais Portugal está inserido (Europa Ocidental). “Isto significa que as nossas empresas estão a transformar-se mais depressa que a sua concorrência europeia”, sublinha. Para atingir o objectivo conta com o apoio do ecossistema de parceiros.
Antes de abraçar este novo desafio, a responsável era, desde 2014, diretora executiva de PME, parceiros e soluções, gerindo uma equipa de 60 pessoas. Contribuiu para a expansão do ecossistema de 2600 parceiros da Microsoft. Anteriormente foi directora de vendas e responsável pelo mercado financeiro na Microsoft sendo responsável pelo estabelecimento de parcerias e interação de diversas entidades com as múltiplas geografias da corporação.
É licenciada em engenharia Química pelo Instituto Superior Técnico, e trabalhou 14 anos na Accenture.