HPE disponibiliza motor de recomendação baseado em IA

O novo motor de recomendações com inteligência artificial InfoSight será também disponibilizado aos clientes de armazenamento flash 3Par e, eventualmente, em toda a linha de produtos da empresa.

HPEA HPE está a adicionar um motor de recomendação baseado em inteligência artificial para a plataforma de analítica preditiva InfoSight para armazenamento flash, naquele que é mais um passo rumo ao que a empresa intitula centros de dados autónomos, em que os sistemas se alteram sozinhos para correr com mais eficiência.

O objectivo último é simplificar e automatizar a gestão da infra-estrutura para reduzir os custos de operação.

A HPE comprou a InfoSight, no âmbito da aquisição da Nimble Software, um fabricante de produtos de armazenamento flash e flash híbridos, por mil milhões de dólares. Para além do anúncio do novo motor de recomendação, a HPE disse ainda que está a alargar o âmbito do InfoSight para trabalhar com a tecnologia de armazenamento de alto-deseempenho, adquirida em 2010.

A HPE diz que isto é apenas o principio do que está a fazer para desenvolver as capacidades do InfoSight para monitorizar a infra-estrutura, prever possíveis problemas e recomendar formas para melhorar o desempenho.

“O que pretendemos” é disponibilizar esta capacidade “em todo o ecossistema do negócio da HPE, que inclui tecnologias de informação híbridas e infra-estruturas empresariais”, Bill Philbin (HPE)

“O que pretendemos é levar esta capacidade e disponibilizá-la em todo o ecossistema do negócio da HPE, que inclui tecnologias de informação híbridas e infra-estruturas empresariais”, diz  Bill Philbin, vice-presidente sénior e director-geral de soluções de armazenamento e big data da HPE.

A HPE tem uma posição dominante em tecnologias de informação definidas por software e ingra-estruturas convergentes e tem trabalhado no sentido de integrar as tecnologias recentemente adquiridas nas linhas de produtos existentes.

Entre os concorrentes da HPE nesta área de negócio encontram-se a Cisco, a Oracle, a PureStorage ou a NetApp.

McDowell, da Moor Insights & Strategy, considera que o tapete para os sistemas autónomos baseados em Inteligência Artificial está estendido, mas diz que é discutível que as empresas queriam sistemas completamente autónomos. “Sou céptico em relação ao TI querer algo autónomo”, diz MacDowell. “O cliente quer ser notificado e decidir. Ficariam em pânico se se encolhesse ou alargarsse os seus dados. Philbin, da HPE, acredita no entanto que “à  medida que os utilizadores empresariais se acostumarem à automação dos sistemas potenciados pela IA, a resistência deverá reduzir-sea estes sistemas.

Versões para 3Par e Nimnble disponíveis em Janeiro

Entretanto, a versão do InfoSight com o motor de recomendação estará disponível para os clientes de armazenamento Nimble com um contrato de suporte activo sem custos a partir de Janeiro. Também em Janeiro, o InfoSight para 3Par estará disponível para clientes 3Par com um contrato de suporte activo sem custos adicionais.


Tags


Deixe um comentário

O seu email não será publicado