SPMS tem de definir integração de dados biométricos

Juntamente com informação de assiduidade e escala de recursos humanos nas unidades de saúde, podem ser registados dados sobre competências técnicas, a serem enviados por web service.

Até dia 10 de Novembro, a SPMS tem de definir os moldes em que terão de ser enviados os dados biométricos recolhidos pelos sistemas das unidades de saúde, para controlo de assiduidade de recursos humanos no Serviço Nacional de Saúde. A empresa pública precisa ainda de determinar, até mesma data, as regras para integração dos dados no sistema “Recursos Humanos e Vencimentos” (RHV), enviados com recurso a um web service.

Mas segundo o despacho do secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado, as definições para a normalização do registo serão publicadas em circular normativa pela Administração Central do Sistema de Saúde( ACSS), depois de ouvir as instituições de Saúde e a SPMS. Da combinação do RHV com um módulo de software para registo de competências técnicas, o Ministério pretende montar uma aplicação de gestão de Recursos Humanos da Saúde (RHS).

Assim, a Serviços Partilhados do Ministério da Saúde precisa de definir também, juntamente com a Administração Central do Sistema de Saúde, I. P. (ACSS) os moldes em que a informação sobre as competências têm de ser transmitida. Os dados de escala, a identificação dos trabalhadores de serviço em cada dia e horário, em serviço de urgência e em actividades programadas, terão de ser integrados no RHV a partir do dia 1 de Abril de 2018.

Os sistemas de registo biométrico a serem instalados devem estar preparados para inscrever informação “de todo o trabalho desenvolvido, incluindo o que seja realizado a título de trabalho extraordinário ou suplementar”. E nos últimos casos as unidades podem recorrer ao sistema de gestão de escalas.

Como é das suas competências, a SPMS fica responsável por gerir a qualidade dos dados, a disponibilizar à ACCS e o Governo. Assim terá o desafio de identificar “situações de incoerência de dados”, assim como oportunidades de melhoria, recorrendo a processos de análise de dados e auditorias de qualidade de dados.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado