Perto de cinco milhões de portugueses utilizam redes sociais. As diferenças entre os grupos etários são substanciais. O abandono é frequente.
Perto de 20% dos utilizadores de redes sociais (19%) abandonaram uma rede social no último ano. A falta de interesse, a mudança para outra rede, a falta de tempo ou de utilização de dessa rede levam ao abandono, refere a Marketest.
Uma grande percentagem de portugueses utiliza redes sociais (4,85 milhões). Destes 96% tem conta no Facebook, que continua a ser a rede mais utilizada em Portugal, segundo o estudo “Os Portugueses e as Redes Sociais 2017”, da Marktest Consulting.
Em relação a análises anteriores, o Instagram foi, entre as redes de maior penetração, a que teve um maior aumento relativo face ao ano anterior, ocupando agora a segunda posição. Esta rede é particularmente popular entre os jovens dos 15 aos 24 anos, segmento em que a rede atinge 80% de penetração.
A terceira maior rede é agora o WhatsApp que com um acréscimo significativo de popularidade.
Portugueses nas redes sociais
– 96% tem conta no Facebook e 50% no Instagram
– 19% abandonou uma rede social no último ano
– 76% usa smartphone para aceder às redes sociais
– 56% também vê Tv quando acede às redes sociais
– 89% costuma ver vídeos nas redes sociais