Nova ferramenta vai avaliar maturidade de TI das empresas

A IDC, em parceria com a Axians, desenvolveu uma nova ferramenta de análise e avaliação do estado de maturidade do IT nas empresas portuguesas.

Durante os próximos meses, as duas organizações vão avaliar o estado de maturidade do IT através do Enterprise IT Transformation MaturityScape, uma ferramenta de análise e avaliação foi apresentado durante o IDC Directions,

Esta avaliação pretende desenvolver um conjunto de recomendações e boas práticas junto das mais de 140 empresas portuguesas convidadas, avançam as organizações em comunicado.

Globalmente, a ferramenta de benchmark aponta para um nível de maturidade médio de 2,5 numa escala de 1 a 5. Neste nível de maturidade, a inovação nas empresas resulta da visão de liderança para toda a organização, onde já se verificam a adopção de serviços de IT-negócio híbridos, o foco na utilização de analítica de dados e outras tecnologias da terceira plataforma de IT para acelerar a inovação, e um ambiente de serviço contínuo e de melhoria dos processos.

O objectivo é “ajudar o CIO no desenvolvimento e implementação de uma estratégia de IT alinhada com as necessidades do negócio e com os requisitos de transformação digital” referiu Gabriel Coimbra (IDC Portugal).

O MaturityScape tem como objectivo “ajudar o CIO no desenvolvimento e implementação de uma estratégia de IT alinhada com as necessidades do negócio e com os requisitos de transformação digital” referiu Gabriel Coimbra, director-geral da IDC Portugal.

O benchmark nacional decorre do estudo mundial “IDC Enterprise IT Transformation MaturityScape”, conduzido pela IDC junto de 2000 maiores organizações mundiais.

A análise está assente em cinco pilares fundamentais: desenvolvimento organizacional e gestão de talentos, sourcing e gestão de fornecedores, arquitectura corporativa, arquitectura corporativa, estratégia e inovação e gestão de serviços, explicam as organizações em comunicado.

“O MaturityScape irá permitir às empresas participantes ter à sua disposição um benchmark à medida e um conjunto de recomendações e iniciativas a curto prazo que abrangem todo o domínio das disciplinas da gestão de IT”, Para Pedro Faustino, director-executivo da Axians Portugal.

Há cerca de um ano, a IDC criou, em parceria com a Microsoft, uma ferramenta de diagnóstico online do nível de transformação digital.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado