Fujitsu adiciona suporte para aprendizagem profunda

Os novos modelos de servidores vão suportar unidades de processamento gráfico com o objectivo de acelerar avanços em IA e apoiar o processamento de aprendizagem profunda, diz o fabricante.

A Fujitsu vai disponibilizar novos servidores Primergy x86 com unidade de processamento gráfico (GPU) Nvidia, com capacidade para acelerar os avanços em inteligência artificial (IA) e apoiar o processamento de aprendizagem profunda (deep learning).

Os equipamentos, certificados para a nova geração de aceleradores GPU Nvidia Tesla V100, estarão disponíveis na Europa, Médio Oriente, Índia e África, a partir de Dezembro do corrente ano.

Esta capacidade de processamento será introduzida em modelos de servidores seleccionados (Primergy CX e RX) e visa responder aos desafios da IA e da computação de aprendizagem profunda, que envolvem grandes quantidades de dados brutos e ambientes informáticos altamente exigentes.

O suporte nativo para GPU Nvidia via ligação directa à “mainboard” está contemplado para alcançar “os níveis mais elevados de desempenho do sistema”, detalha comunicado de imprensa.

A nova capacidade de processamento será introduzida em modelos de servidores seleccionados para responder aos desafios da IA e da computação de aprendizagem profunda.

Com ligação via placas PCIe ou interconexões de alta velocidade Nvidia NVLink, os servidores Primergy proporcionam acesso a mais de 100 Teraflops por segundo (TFLOPS) de desempenho em aprendizagem profunda, explica o fabricante.

O suporte nativo para as GPUs Nvidia está disponível no servidor Fujitsu Primergy CX2570 M4. A componente do ecossistema modular escalável CX400 M4 integra o modelo Primergy RX2540 M4.

O chassis do Primergy CX400 M4 combina a densidade e a eficiência dos servidores tipo “blade” com a simplicidade e rentabilidade dos sistemas baseados em “rack”, antecipando, no futuro, a implementação de sistemas integrados e tecnologias definidas por software.

Já o Primergy RX2540 M4 é um servidor “rack dual-socket 2U” ideal para executar aplicações empresariais e volumes de trabalho de mensagens, bem como bases de dados tradicionais, o que define elevados padrões de usabilidade, escalabilidade e rentabilidade.

O CX2570 M4 pode ser equipado com até 4x Tesla V100 para NVLink e o RX2540 M4 com 2x aceleradores Tesla V100 para PCle.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado