A ler: Como tornar-se administrador de sistemas

O cargo pode ser muito tradicional mas o seu salário médio tende a crescer.

Os administradores de sistemas fazem parte da maioria dos departamentos de TI, com tarefas diárias, como a gestão de sistemas operativos, aplicações, servidores de Internet, e-mail, protocolos de segurança, PC e a rede de comunicações.

No seu nível mais básico, é responsável por manter a funcionar os sistemas informáticos de uma empresa. Apesar da função poder ser muito tradicional,  o seu salário médio associad tende a crescer.

O papel varia muito de empresa para organização, mas geralmente inclui a monitorização de desempenho do sistema e descobrir a origem de de problemas para os resolver, além de garantir a eficiência e a segurança da infra-estrutura tecnológica.

Outros títulos que a designação inclui são os de administrador de TI, engenheiro de rede e administrador de rede. As tarefas quotidianas dessas funções dependem do tamanho e do alcance da empresa, mas provavelmente envolvem a instalação e configuração de software e hardware, a criação de contas de funcionários, a gestão de actualizações de software e hardware e a formação de profissionais.

Que tipo de pessoas são adequadas para a administração de sistemas?

Semelhante a um gestor de produto, um administrador de sistemas precisa ser um bom comunicador para articular a resolução de quaisquer problemas com uma equipa e garantir que sejam tratados em tempo útil.

Mas também precisam de ter mentalidade de técnicos para poderem compreender a complexidade dos sistemas com os quais estão a lidar.

Ser um bom executante em modo de multi-tarefa é um traço essencial, além de precisar de competências analíticas e de resolução de problemas.

Outras aptidões-chave: conseguir gerir bem o tempo e ter a capacidade de ouvir e compreender activamente.

Que qualificações são necessárias?

Embora não haja uma qualificação educacional específica, uma licenciatura em informática, ciência dos dados ou num tema de ciência da computação, como engenharia, é uma vantagem.
Os administradores de sistemas também precisam ser proficientes nos produtos e redes usadas ​​na organização em que vão trabalhar, como sistemas da Salesforce, ou Slack, Linux e armazenamento em cloud.

O papel dos administradores de sistemas evoluiu muito para incorporar o uso crescente de cloud computing.

Quais as certificações mais habituais para administradores de sistemas

Algumas das certificações mais conhecidas para administradores de sistemas incluem:

‒ LPIC: Certificações do Instituto Profissional Linux;
‒ CompTIA Server +;
‒ Microsoft MCSA e MCSE: Windows Server;

‒ RHCE: Red Hat Certified Engineer.

Qual é a trajectória de carreira, mais comum?

Actualmente, um administrador de sistemas avança normalmente e para a gestão de projecto nas empresas de TI, gestores de produto ou um cargoa mais avançado, que geralmente envolve um papel de planeamento estratégico e de longo prazo, no qual as principais competências necessárias estarão relacionadas com a melhoria de projectos, integração e compreensão sobre o ciclo de vida de desenvolvimento de sistemas (SDLC, sigla em inglês).




Deixe um comentário

O seu email não será publicado