Eclipse passa a gerir desenvolvimento da Java EE

A fundação deverá dar um novo nome ao conjunto de especificações.

Mike Milinkovich, director executivo da Eclipse Foundation

A Eclipse Foundation vai passar a ser a entidade administradora das especificações Java Enterprise Edition (JEE), antes controladas pela Oracle, que deixou de ter interesse em gerir a plataforma. Como parte da adoção, o Java EE provavelmente receberá um novo nome, algo que a Oracle recomenda na sua proposta de alterações.

Há cerca de um mês atrás, a Oracle disse que iria acabar com o papel de administração do Java EE e transformá-lo em uma base de código aberto. Na sequência de consultas com parceiros para tecnologia Java, como a IBM e a Red Hat, e depois de reunir-se com várias fundações, a Oracle seleccionou uma organização com largo histórico no desenvolvimento da Java: a Eclipse Foundation.

Esta criou o seu popular Eclipse IDE e geriu várias outras tecnologias Java. “A mudança do Java EE para um cenário de governo e colaboração aberta será um processo, e não um evento”, avisou o director executivo da Eclipse, Mike Milinkovich.

“As nossas discussões iniciais com Oracle, IBM e Red Hat mostraram que há muito apoio para isso acontecer nas equipas de liderança dessa empresas”. Milinkovich concorda com a Oracle sobre a necessidade de a Java EE ser revista para suportar melhor cloud computing.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado