Java 9 fora da oferta de suporte a longo prazo

O plano de lançamentos da Oracle prevê uma versão com suporte a três, daqui a cerca de um ano.

 

O próximo Java Development Kit 9 não será designado para suporte a longo prazo, confirma a Oracle. Sob novo regime de actualizações elaborado pelo fabricante, a versão Java 9 será a primeira versão de adição de recursos e tem ainda a Java 8 como base.

Haverá lançamentos deste tipo, alicerçados numa ou algumas novas funcionalidades significativas, a cada semestre. De três em três anos, a versão será uma base com suporte de longo prazo.

A próxima denomina-se Java 18.9 e só deverá ser disponibilizada a Setembro de 2018. (A designação “18.9” estipula o ano e o mês do lançamento). O estatuto da Java 9 não anula a sua importância, argumenta a Oracle.

A empresa acredita que os programadores vão querer adoptá-la pelas novas capacidades incorporadas. No entanto, as empresas com aplicações em produção poderão preferir aguardar pelo próximo lançamento de longo prazo.

Darão à Oracle e aos autores de bibliotecas e matrizes Java, tempo para remover quaisquer erros das novas funcionalidades. As actualizações para lançamentos de suporte a longo prazo vão estar disponíveis durante pelo menos três anos.

Cada lançamento de funcionalidades está programado para ter duas actualizações antes da versão seguinte dos recursos

Esses lançamentos são orientados para as empresas que preferem a estabilidade, permitindo que executem aplicações numa única versão. A próxima versão de conjunto de recursos será a Java 18.3, agendada para Março de 2018 (depois da Java 9).

Além dos lançamentos de recursos e suporte de longo prazo, haverá lançamentos de actualização para recursos, limitados à correcção de vulnerabilidades de segurança e erros de código, entre outros problemas. Cada lançamento de funcionalidades está programado para ter duas actualizações antes da versão seguinte dos recursos.

As actualizações públicas para a Java 8, devem terminar em Setembro de 2018, embora o prazo possa ser alargado. Mas o suporte para o JDK 8 vai está disponível até Março de 2025.


Tags


Deixe um comentário

O seu email não será publicado