WhatsApp presta mais atenção ao segmento empresarial

Na agenda da empresa, gestora da plataforma de comunicação, está o desenvolvimento de versões autónomas e pagas para empresas.

A WhatsApp, empresa da Facebook, revelou planos para desenvolver versões autónomas da sua aplicação móvel cujo objectivo será interligar empresas com clientes, mais facilmente. A denominada WhatsApp Business será gratuita para pequenas empresas, mas terá uma versão paga para as organizações com grandes bases de clientes globais.

É um indicador da forma como a Facebook planeia rentabilizar a aplicação, que regista milhares de milhões de utilizadores. Num texto publicado nesta última terça-feira, a empresa disse que a aplicação empresarial permitirá que grandes organizações, incluindo companhias aéreas, sites de comércio electrónico e bancos, emitam notificações, com informações de “horários de vôos, confirmações de entrega e outras atualizações”.

As informações sobre preços não foram divulgadas. A WhatsApp tem aumentado constantemente as suas capacidades de interacção entre empresas e consumidores há algum tempo.

Na semana passada, a empresa anunciou um sistema de verificação, baseado na apresentação de emblema verde indicador de que a WhatsApp confirma que determinado número de telefone pertence a uma conta comercial autenticada. Anteriormente a WhatsApp anunciou planos para permitir que as empresas enviem mensagens de marketing a clientes.

O software para mensagens ainda é claramente destinado a utilizadores individuais sem foco ainda nos recursos empresariais de segurança ou conformidade regulatória.

No blog, a WhatsApp revela que testar novos serviços suplementares com utilizadores empresariais num programa piloto fechado, antes de um lançamento mais amplo. O anúncio serve para destacar a crescente aceitação da aplicação de mensagens por utilizadores para uso profissional.

A empresa afirmou que muitas pequenas empresas já estão a usar a sua plataforma para interagir com os clientes, embora reconheça que esse tipo de conexão é “bastante rudimentar”. A perspectiva de um uso mais generalizado da WhatsApp em empresas pode representar problemas para os gestores de TI das organizações.

O software para mensagens ainda é claramente destinado a utilizadores individuais sem foco ainda nos recursos empresariais de segurança ou conformidade regulatória. Mesmo assim, há sinais iniciais de funcionalidade que apoiam os usos comerciais.

No ano passado, a WhatsApp adicionou recursos de partilha de documentos, por exemplo, permitindo que os utilizadores enviem e recebam ficheiros como PDF através da aplicação. Além disso, desenvolveu software cliente para computadores com Windows e Mac OS.




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