André Martins recebe bolsa de 1,4 milhões de euros

O investigador do Instituto de Telecomunicações está a desenvolver um projectos na área de aprendizagem profunda para previsão estruturada no processamento de linguagem natural.

André Martins, investigador e líder de investigação na Unbabel

O Conselho Europeu de Investigação (CEI) anunciou hoje a atribuição de bolsas a 406 investigadores em início de carreira em toda a Europa, oito dos quais são portugueses ou trabalham em Portugal. O investigador André Martins, líder de investigação na Unbabel, é um dos bolseiros e vai receber 1,442 milhões de euros para um estudo sobre aprendizagem profunda para previsão estruturada no processamento de linguagem natural.

Na sua página, alojada no Github, o profissional ligado ao Instituto das Telecomunicações, anuncia que procura três doutorandos e três investigadores em pós-doutoramento, para participarem no trabalho por via do Instituto Superior Técnico.

Doutorado em filosofia, tecnologia da linguagem e ciência da computação, Martins ganhou em 2012 o Prémio Científico IBM. No total, as bolsas agora atribuídas representam um financiamento no valor de 605 milhões de euros.

Permitirão aos bolseiros a criação das suas próprias equipas de investigação, procurando chegar a ideias e resultados inovadores, diz um comunicado da Comissão Europeia. Os resultados do concurso mostraram uma maior proporção de mulheres entre os novos beneficiários e maior diversidade na nacionalidade dos mesmos, acrescenta o mesmo. Cerca de 40 % dos beneficiários são mulheres.

As subvenções do CEI são atribuídas a investigadores de qualquer nacionalidade, estabelecidos ou dispostos a instalar-se na Europa. Este ano foram recebidas 3085 propostas, das quais cerca de 13 % foram financiadas. Quarenta e cinco beneficiários são cidadãos de países não europeus, baseados em toda a Europa.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado