ANTRAL promove novo dispositivo de pagamentos

O projecto em parceria com a Mastercard, CNTD e myPOS disponibiliza aos taxistas equipamento de suporte a transacções com cartão de crédito e débito, ou sem contacto mecânico.

A myPOS, a Associação Nacional de Transportadores Rodoviários em Automóveis Ligeiros (ANTRAL), a Central Nacional de Táxis Digital (CNTD) e a MasterCard, anunciaram um projecto em parceria para apetrechar os táxis em Portugal, com um novo equipamento e serviços de pagamento. No todo, o sistema permite transacções com cartão de crédito/débito e pagamentos sem contacto, através da instalação no táxi de um terminal myPOS, com tecnologia de Near Field Communications (NFC), para troca de informação sem contacto mecânico.

A iniciativa, apresentada no passado dia 1 de Setembro, na sede da ANTRAL, foi saudada pelo ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, segundo um comunicado. “É necessário criar soluções de mobilidade inteligentes que nos permitam a deslocação nas cidades sem nunca abdicarmos da mobilidade e a solução agora apresentada potencia exactamente estas deslocações nas cidades de forma ambientalmente sustentável”, afirmou o governante.

O equipamento é composto por um pacote com terminal myPOS móvel, uma conta online e um cartão Mastercard gratuitos, o registo e a activação de terminal POS (com suporte para comunicações WiFi e Bluetooth). A myPOS disponibiliza ainda um cartão de comunicação de dados gratuito.

“Os pagamentos efetuados em terminais myPOS ficam automaticamente disponíveis para levantamento, a partir da conta online gratuita ou da myPOS Mobile APP. Através do cartão empresarial pré-pago é ainda possível aceder de imediato ao dinheiro, por levantamentos em caixas Multibanco, compras em POS ou pela Internet”, especifica um comunicado.

Outros processos suportados pelo sistema myPOS são a emissão de relatórios por cada motorista que utiliza a viatura e as operações de gestão de fundos.

O mesmo avança que não há quaisquer taxas de instalação ou mensalidade para a utilização. Acrescenta ainda que o motorista continua a poder receber gratificações monetárias, através de processos de pagamentos digitais, com registo de todas as suas operações financeiras. Outras das funcionalidades oferecidas pelo sistema myPOS é a emissão de relatórios por cada motorista que utiliza a viatura e a gestão de fundos.

As novas opções de pagamento permitem pagamentos através de smartphone, ou relógio inteligente smartwatch ou cartões sem contacto e emitem de imediato o recibo do pagamento (que pode ser entregue ao cliente em papel ou via e-mail).

Segundo, Pedro Pinto, responsável da operação portuguesa da myPOS, o fornecedor tem como clientes mais de 2000 empresas de táxi, na União Europeia e Suíça. O fabricante iniciou actividade em Portugal no início de 2017.

Na visão de Paulo Raposo, director-geral da Mastercard em Portugal, a opção de pagamento será extremamente prática para turistas que visitam o país. “A disponibilização de serviços de táxi seguros, cómodos e adequados às necessidades e exigências dos atuais clientes, é fundamental para aproximar os táxis dos utentes e é nesse sentido que temos vindo a trabalhar”, garante Florêncio Almeida, presidente da direcção da ANTRAL.




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