O novo centro de contacto do Serviço Nacional de Saúde envolve uma aposta mais forte nas plataformas digitais.
Para os próximos três anos o SNS 24 tem um investimento previsto de 30 milhões de euros, avança o DN, citando a Lusa. O novo centro de contacto do Serviço Nacional de Saúde foi inaugurado esta segunda-feira e o valor quase duplica, diz a agência, face ao plano executado para a Linha Saúde 24 (anterior denominação).
O centro insere-se no processo de transformação digital do SNS e a Serviços Partilhado do Ministério da Saúde pretende que a estrutura se enquadre num “novo paradigma comunicacional e diferenciador na relação entre cidadão, profissional de saúde e as entidades do SNS”.
A aposta, para tornar o SNS mais próximo dos cidadão, envolve a criação de novos serviços complementares aos já existentes, incluindo maior presença em sites e aplicações móveis e investimento em telessaúde. “O SNS 24 é um centro agregador da informação dispersa no SNS, sendo acessível ao cidadão através de múltiplos canais como Internet, smartphone, aplicações móveis e área do Cidadão do Portal SNS”, resume uma nota da SPMS.
O centro suportará processos como os de marcação de consultas com o médico de família e outros mais administrativos. Incorpora também serviços de triagem, aconselhamento e encaminhamento e de telecuidados, focados em retirar das urgências e dos hospitais carga assistencial e administrativa.
O SNS 24 funcionará ligado à rede de telessaúde dinamizada pelo Centro Nacional de TeleSaúde da SPMS, que irá articular e implementar iniciativas de telessaúde com recurso à plataforma do SNS, para o efeito, e a uma estrutura de eLearning.