Atos apresenta dispositivo de controlo de fronteiras

O fabricante é responsável pelo subsistema National Facilitation Program (NFP) e um dispositivo de mobilidade para verificação de passaportes e vistos que agora apresenta.

A Atos apresentou o dispositivo móvel que desenvolveu no âmbito do projecto Automated Border Control Gates for Europe (ABC4EU), coordenado pela Indra e em que participam a Vision Box e o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras. O plano da União Europeia implica um investimento no valor de 16,8 mil milhões de euros e que é co-financiado pela UE.

Tem como principais objectivos, a flexibilização do controlo de fronteiras para facilitar os fluxos sem comprometer a segurança, e a harmonização dos processos de controlo de fronteiras em toda a Europa. A Atos é responsável pela disponibilização de dois dos subsistemas:
O National Facilitation Program (NFP) envolve uma estação de registos que permite a verificação dos documentos pessoais de viagem e a captura biométrica dos respectivos dados. O software que a equipa controla tudo o que é necessário para estes processos e regista o escrutínio exaustivo realizado pelos guardas de fronteira.

O sistema de mobilidade apresentado na semana passada, serve o controlo mais automatizados de fronteiras. A Atos desenvolveu, em sistema operativo Android, um software capaz de gerir a leitura dos passaportes, a captura das impressões digitais e a verificação dos dados confrontando-os com os de vários sistemas policiais e de controlo de fronteiras à escala nacional e europeia, diz um comunicado.

Estes sistemas já foram testados em dois projectos-piloto, nomeadamente no Aeroporto Adolfo Suarez Madrid-Barajas e no porto marítimo de Algeciras (Cádis), onde a Atos implementou o sistema NFP e vários terminais do sistema móvel.

“O sistema registará os trânsitos numa base de dados central europeia, permitindo o controlo das entradas e saídas. Adicionalmente, cada estado membro poderá gerir o seu próprio sistema de registo de passageiros frequentes (FFRS) de modo a facilitar o fluxo do tráfego de pessoas/viajantes”, explica a Atos.

O Entry and Exit System (EES), associado ao projecto, deverá estar operacional até 2020, substituindo o actual sistema de carimbos manuais dos passaportes e irá exigir que os viajantes se registem para poderem entrar no espaço Schengen. “O sistema registará os trânsitos numa base de dados central europeia, permitindo o controlo das entradas e saídas. Adicionalmente, cada estado membro poderá gerir o seu próprio sistema de registo de passageiros frequentes (FFRS) de modo a facilitar o fluxo do tráfego de pessoas/viajantes”, explica a Atos.

O projecto ABC4EU está inserido no Sétimo Programa-quadro para Investigação Desenvolvimento Técnológico e Inovação da União Europeia, que começou em 2014, e deverá estar concluído em 2018.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado